Domingo, 09 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 15 de junho de 2023
O médico, professor, escritor e colecionador de arte Gilberto Schwartsmann foi anunciado como novo presidente da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa), vinculada à Secretaria Estadual da Cultura (Sedac). Ele assume o cargo no lugar de Luiz Roberto Ponte, que exerceu a função entre 2018 e o ano passado – Simone Adriano respondia como interina desde então.
“A escolha é um reconhecimento por toda dedicação que ele tem com a cultura gaúcha”, ressaltou em postagem no Twitter o governador Eduardo Leite, responsável pela indicação. A titular da Sedac, Beatriz Araujo, acrescentou:
“Nossa orquestra está entre as mais importantes do País e conta, a partir de agora, com o entusiasmo e dinamismo de quem já fez muito pela cultura do nosso Estado, reunindo todas as condições para fazer a Ospa chegar a novos palcos”.
Na área cultural, Gilberto Schwartsmann escreveu sete livros (dois deles traduzidos para o espanhol e o francês) e uma peça teatral montada em Porto Alegre e São Paulo, além de várias crônicas e ensaios literários publicados em jornais. Também atuou como curador de exposições como “Cem Anos da Semana de 1922” e “Caminhos de Proust”.
Outra faceta é a de um bibliófilo, dono de um acervo de livros raros e primeiras edições dos obras de autores fundamentais, como “A Divina comédia”, de Dante Alighieri.
Ele já comandou a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul (da qual é membro vitalício do conselho) e a Associação de Amigos do Theatro São Pedro (atualmente preside o conselho). Esteve à frente, ainda, da Bach Society Brasil e da Associação de Amigos da Biblioteca Pública do Estado (é o seu atual vice-presidente).
Medicina
Natural de Passo Fundo (Região Norte do Estado), Gilberto Schwartsmann se formou em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) em 1980. Especializou-se, três anos depois, em Oncologia Clínica pela Middlesex Hospital University College Royal Marsden Hospital (Inglaterra).
O currículo abrange, ainda, pós-graduação pela Universidade de Londres e PhD pela Universidade Livre de Amsterdam (Holanda), além de pós-doutorado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.
É membro da Academia Nacional de Medicina e conta com reconhecimento internacional como autor de diversas patentes de medicamentos e técnicas. Já publicou mais de 250 artigos científicos originais em periódicos internacionais e vários capítulos de livros, incluindo o inglês “The Oxford Textbook of Oncology”.
(Marcello Campos)