Domingo, 27 de abril de 2025

Gilberto Schwartsmann recebe o título de Professor Emérito da UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) concedeu, na manhã desta quinta-feira (17), seu maior título honorífico ao professor Gilberto Schwartsmann: o de Professor Emérito. A cerimônia, realizada na Sala dos Conselhos, celebrou a trajetória marcada por contribuições científicas, dedicação ao ensino e envolvimento com a cultura.

Formado em Medicina pela UFRGS em 1979, Schwartsmann se especializou em Oncologia Clínica em Londres e fez doutorado na Holanda. De volta ao Brasil, foi pioneiro na estruturação da Residência em Oncologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e liderou a primeira pesquisa de Fase 1 no país com medicamentos contra o câncer.

Ao relembrar os nomes que o influenciaram, Schwartsmann refletiu sobre sua própria trajetória: “Depois de absorver tantas influências, dos pais, irmãos, parentes, amigos, gente até distante que admiramos, e de nossos professores preferidos, um belo dia nos damos conta de que temos uma identidade própria, que somos um pedacinho de cada um deles, somado a nós mesmos.”

Durante o discurso, o professor também celebrou o talento dos alunos da UFRGS e fez um apelo aos colegas docentes: “Temos de estimulá-los a desenvolver o raciocínio crítico e não temer os desafios; jamais encarar com timidez o desejo íntimo que todos temos de mudar o mundo.” E completou: “Formar alunos previsíveis, sob os quais exerçamos controle intelectual é muito pouco para uma grande universidade. […] Um bom professor é aquele que torce para que seu pupilo voe mais alto e que venha a saber o que nós não sabemos.”

A reitora Marcia Barbosa classificou Schwartsmann como um verdadeiro “cientista-orquestra” e destacou a justiça da homenagem. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, acadêmicos, empresários e nomes ligados à cultura.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Rede Plaza incentiva o turismo e fortalece a hotelaria brasileira com novo programa de fidelidade
Pesquisa da FIERGS mostra que 75% das indústrias desejam investir no RS em 2025
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play