Quarta-feira, 05 de novembro de 2025

Golpes contra idosos estão na mira do governo federal

Em uma força-tarefa junto a bancos e redes sociais, o governo Lula vai lançar em agosto um relatório com sugestões de políticas públicas para o enfrentamento aos golpes contra pessoas idosas. As denúncias de violências contra idosos, incluindo a patrimonial – os golpes em filas de bancos e no ambiente virtual, por exemplo -, saltaram 47% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2022.

A iniciativa é liderada pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, que pode perder o cargo em meio ao xadrez da reforma ministerial para acomodar o Centrão no governo.

Dados do Ministério obtidos pela Coluna mostram que, somente de janeiro a junho deste ano, o Disque 100, recebeu 65.331 denúncias de violência cometidas contra idosos, frente a 44.458 no primeiro semestre de 2022.

A elaboração do relatório para auxiliar na proteção aos idosos é uma parceria do Ministério de Direitos Humanos com o Ministério da Previdência Social, comandado por Carlos Lupi, e entidades como a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e a Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram.

Ao menos três brasileiros foram vítimas de golpe a cada minuto em 2022, ano em que o País apresentou aumento de 37,9% nos casos de estelionato. Os dados são do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

“Barbie” tem terceira maior estreia da história no Brasil com público de 4,1 milhões de pessoas
Anvisa reforça proibição de importar maconha medicinal in natura
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play