Domingo, 08 de junho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 8 de junho de 2025
Dos 10 maiores bancos do país em número de clientes, Bradesco, Santander e Banco do Brasil afirmaram ao g1 que vão aderir ao Origem Verificada.
É o sistema lançado recentemente pelo Anatel junto com operadoras de telefonia, para combater as “robocalls” (chamadas que caem logo que alguém atende) e golpes por telefone.
Muitos desses golpes envolvem ligações em que o criminoso tenta se passar por funcionário da central de um banco, avisando sobre uma suposta compra ou PIX agendado, que a vítima desconhece. É o chamado golpe do ‘”0800′”.
O Origem Verificada identifica a empresa que está ligando, mesmo sem o número estar salvo nos contatos de quem recebe a chamada. Isso, segundo a Anatel, reduz o risco de fraudes como o “golpe do 0800”.
Boa parte dos celulares é compatível total ou parcialmente com o Origem Verificada.
O serviço é gratuito para o consumidor, e não requer a instalação de nenhum aplicativo, mas é preciso que as empresas que fazem ligações contratem a ferramenta, junto às operadoras.
Apesar de confirmarem que vão aderir ao Origem Verificada, Bradesco, Santander e Banco do Brasil ainda não informaram quando irão implementar o sistema.
Nubank, Caixa Econômica Federal, Itaú e Mercado Pago responderam que ainda avaliam a adoção. PicPay, PagSeguro e Banco Inter não informaram se estão analisando ou se vão aderir.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) disse que não acompanha quais instituições já adotaram o Origem Verificada e que a adesão é uma decisão individual de cada banco.
A lista dos 10 maiores bancos (veja abaixo) foi feita com base em dados divulgados pelo Banco Central referentes ao 1º trimestre de 2025.
Até agora, 52 operadoras já oferecem o Origem Verificada para as empresas. Entre elas, as maiores do país: Vivo, Claro, Oi e Tim.
Nunca recebeu uma chamada identificada por esta ferramentas? A ABR Telecom, entidade responsável pela implementação do sistema, reconhece que o número de adesões ao Origem Verificada ainda é baixo.
“Hoje, o uso é restrito porque poucas empresas contrataram o serviço e nem todos os celulares são compatíveis com ele”, explica Ildeu Borges, gerente da ABR Telecom. A informação também foi confirmada pela Anatel.
A Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), que reúne 21 empresas do setor, afirmou que todas as que fazem telemarketing ativo estão testando a ferramenta, mas não informou quantas são.
Veja os 10 maiores bancos do Brasil em número de clientes no 1º trimestre de 2025, segundo Banco Central:
Caixa Econômica Federal: 154.717.097 clientes;
Bradesco: 109.814.454;
Nubank: 103.734.267;
Itaú Unibanco: 99.186.353;
Banco do Brasil: 78.676.764;
Santander: 68.151.360;
Mercado Pago: 62.606.628;
PicPay: 62.176.160;
Banco Inter: 36.563.772;
PagSeguro: 32.033.840.