Sábado, 13 de julho de 2024

Google pode usar chip herdado do Galaxy S24 no Pixel 9

Há anos o Google tem feito uma parceria com a Samsung para utilizar processadores Exynos da linha Galaxy S em seus próprios smartphones. E com a chegada dos novos Pixel 9 em outubro, mais detalhes reforçam a expectativa para o Tensor G4 ser nada mais que um processador baseado no Exynos 2400.

Com base em uma postagem do informante Orexda no X (antigo Twitter), o Tensor G4 ainda seria uma versão customizada do Exynos 2400, mas apostando em CPU, GPU e backend desenhados pelo próprio Google.

Apesar das mudanças em relação ao Tensor G3, a estreia de uma CPU do Google não traria mudanças substanciais para surtir efeitos sobre o processo de fabricação do chipset.

Enquanto o Exynos 2400 utilizado no Galaxy S24 aposta em CPU de 10 núcleos, o chipset do Google terá oito núcleos e usará como base a arquitetura mais recente da ARM.

Google deve abandonar Samsung em 2025

O Google tem tentado oferecer melhorias em desempenho desde o início da parceria com a Samsung em 2021 com o primeiro processador Tensor para o Pixel 6 e Pixel 6 Pro — baseado no Exynos 2100 do Galaxy S21.

Em 2022, o Pixel 7 foi anunciado com Tensor G2 baseado no Exynos 2200. Em 2023, mesmo a Samsung não tendo utilizado o Exynos 2300 no Galaxy S23, a empresa ainda fabricou unidades adaptadas para o Google lançá-lo como Tensor G3.

Quatro anos depois, o Google está próximo de encerrar a parceria com a Samsung e iniciar uma nova era com processadores desenhados de forma totalmente proprietária e produção pela TSMC — que fabrica os chips da Apple e é a atual parceira da Qualcomm em seus processadores mais poderosos.

Tensor G4 vai equipar Pixel 9, e também Pixel Fold 2

Uma grande surpresa que tem surgido recentemente fica para o uso do Tensor G4 não apenas na linha Pixel 9, mas também como o processador do Pixel Fold 2.

A segunda geração do dobrável deve saltar o Tensor G3 graças às poucas mudanças em relação ao antecessor e apostar diretamente no futuro chip da empresa.

Por conta disso, esperamos que o Pixel Fold 2 seja apresentado entre o fim de 2024 e início de 2025, uma vez que o smartphone não deve dividir espaço com o anúncio do Pixel 9 e Pixel 9 Pro.

De qualquer forma, mais detalhes a respeito dos próximos smartphones do Google devem surgir muito em breve à medida que nos aproximamos do seu lançamento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Extrato de Cannabis pode ajudar a combater câncer de pele
Acaso ou premonição? Entenda como Os Simpsons previram Apple Vision Pro anos atrás
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play