Quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 24 de setembro de 2025
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Donald Trump, têm que “sentar e conversar mesmo” sobre o tarifaço imposto pelo republicano às exportações brasileiras.
“Não vou comentar porque eu não ouvi o discurso. Eu acho que os dois têm que sentar e conversar mesmo. É o caminho da negociação que vai resolver esse problema de tarifa, que é o que a gente tem defendido há muito tempo”, disse Tarcísio após uma cerimônia de entrega de máquinas agrícolas em Campinas (SP), na terça-feira (23).
Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Trump afirmou que se encontrou com Lula rapidamente nos bastidores e que eles combinaram uma reunião na semana que vem. Segundo o governo brasileiro, a conversa deve acontecer por telefone ou videochamada.
Cotado para se candidatar à Presidência da República em 2026, o governador paulista é crítico da postura do governo federal em relação ao tarifaço e passou os últimos meses cobrando que Lula ligasse para Trump na tentativa de emplacar uma negociação.
Tarcísio chegou a dizer que a postura do governo brasileiro era “cômoda demais” e que não seria “vergonha ou humilhação” para nenhum chefe de Estado negociar com Trump a reversão da medida.