Domingo, 19 de abril de 2026

Governador e vice do RS autorizam início das obras da nova sede do 31º Batalhão de Polícia Militar, em Guaíba

O governador Eduardo Leite, acompanhado do vice-governador Gabriel Souza, assinou, nessa sexta-feira (17), a ordem de início da construção da nova sede do 31º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Guaíba. O investimento total é de R$ 16,6 milhões e a fiscalização dos serviços ficará a cargo da Secretaria de Obras Públicas (SOP).

Leite destacou os avanços nos índices de segurança pública e reforçou que o cuidado com a população também passa pela oferta de locais seguros para a convivência comunitária. “O Rio Grande do Sul apresentou os melhores índices de segurança pública dos últimos anos, com reduções expressivas no número de crimes. Além do investimento em viaturas e equipamentos, seguimos aprimorando a infraestrutura de trabalho para os homens e mulheres que atuam diariamente na segurança do Estado”, ressaltou.

“Aqui em Guaíba, estas obras proporcionarão melhores condições e dignidade de trabalho aos profissionais dos municípios atendidos pelo batalhão. Além disso, o complexo contará com uma praça para a comunidade, pois entendemos que o papel da segurança pública não é apenas combater o crime, mas garantir a paz. Um espaço de convivência integrado ao batalhão certamente fortalecerá o entrosamento entre a segurança pública e a sociedade”, completou o governador.

O vice-governador Gabriel Souza salientou que o investimento reforça a estratégia do Estado de integrar segurança pública com qualidade urbana e presença do poder público nos territórios.

“Estamos qualificando a estrutura de trabalho da Brigada Militar e, ao mesmo tempo, aproximando ainda mais a segurança da comunidade. Esse modelo, que une um batalhão moderno a um espaço público de convivência, dialoga com o que acreditamos no RS Seguro, com presença, prevenção e cuidado com as pessoas”, destacou. “É uma entrega concreta, que melhora o dia a dia de quem vive na região e também de quem está na linha de frente protegendo a população”, acrescentou Gabriel.

Com 2,3 mil metros quadrados de área construída, o batalhão será composto por seis blocos: administrativo, alojamentos, academia, linha de tiro, auditório e quartelaria (local de armazenamento, guarda e distribuição de armamentos, munições, uniformes e equipamentos). No terreno, ainda está prevista a construção de uma praça com 9,7 mil metros quadrados, integrando o espaço à comunidade. A conclusão dos trabalhos está prevista para o segundo semestre de 2027.

O 31º BPM pertence ao Comando Regional de Polícia Militar Centro Sul, que abrange cinco municípios: Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Guaíba, Mariana Pimentel e Sertão Santana. “A obra do 31º BPM, em Guaíba, é de fundamental importância para a população de Guaíba e dos municípios da região. Não somente reforça a atuação da Brigada Militar naquela localidade como também agiliza o atendimento das ocorrências”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Mário Ikeda.

“A SOP atua em setores tão distintos quanto educação, saúde e segurança pública. Em todos, nossos técnicos projetam espaços para aprimorar serviços e qualificar a vida da população. Em iniciativas como essas, que hoje autorizamos a construção, destacamos o fato de essas iniciativas articularem instituições e agentes de diferentes procedências para construirmos uma sociedade mais justa e pacificada”, afirmou a secretária de Obras Públicas, Izabel Matte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governador Eduardo Leite destaca o fortalecimento do Estado na formatura de novos capitães do Corpo de Bombeiros Militar
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play