Sábado, 27 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 26 de setembro de 2025
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi submetido nessa sexta-feira (26) a um procedimento médico no Hospital Vila Nova Star, localizado em São Paulo. A intervenção teve como objetivo tratar dores na coluna cervical e lombar, diagnosticadas como decorrentes de hérnias de disco. O procedimento adotado foi um bloqueio na coluna, técnica indicada em casos de dor crônica associada a alterações discais, com o objetivo de reduzir a inflamação e proporcionar alívio dos sintomas.
A equipe médica responsável pelo procedimento foi coordenada pelo neurocirurgião Francisco Sampaio, especialista em tratamentos de coluna, e contou com acompanhamento clínico da médica Ludhmila Hajjar, que acompanha o governador em questões de saúde há vários anos. Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa do governo do Estado, o procedimento foi bem-sucedido e não houve intercorrências.
De acordo com a nota oficial, a escolha por realizar o procedimento na capital paulista deve-se ao histórico médico do governador com a Dra. Ludhmila Hajjar, que acompanha sua saúde há longo tempo e tem conhecimento detalhado sobre seu quadro clínico. Além disso, a profissional integra a equipe do hospital onde foi realizada a intervenção, o que garantiu maior segurança no manejo do caso.
Após o procedimento, Eduardo Leite apresentou boa resposta ao tratamento, encontra-se em bom estado geral e seguirá sob acompanhamento ambulatorial, conforme recomendação médica. O governador deverá retomar sua rotina de forma gradual, conforme a evolução do quadro clínico e orientação da equipe médica.
Mesmo com a realização do procedimento, o governador manteve parte de sua agenda institucional. No final da manhã dessa sexta, poucas horas após a intervenção, Eduardo Leite participou do encerramento do Encontro de Líderes, evento promovido pela organização Comunitas, que aconteceu em São Paulo. Na ocasião, ele esteve reunido com outros gestores públicos e representantes do setor privado para discutir iniciativas de gestão e inovação no setor público.
Ainda nessa sexta, no período da tarde, o chefe do Executivo estadual embarcou para Buenos Aires, capital da Argentina, onde cumpre agenda oficial voltada à promoção do turismo no Rio Grande do Sul. Durante a Feira Internacional de Turismo, Eduardo Leite lançará uma campanha institucional com foco na atração de visitantes argentinos para o Estado. A ação integra os esforços do governo gaúcho para estimular a retomada do setor turístico, especialmente após os impactos das enchentes ocorridas no RS nos últimos meses.
O retorno do governador a Porto Alegre está previsto para esta segunda-feira (29).
Problema
A maior parte das hérnias de disco ocorre em decorrência do envelhecimento dessa cartilagem. Isso provoca enfraquecimento e rompimento da camada externa do disco, fazendo com que parte do seu conteúdo central seja expelido (chamada de hérnia de disco).
Hérnias de disco podem ser assintomáticas ou gerar sintomas. As hérnias mais dolorosas são aquelas que promovem compressão da raiz nervosa.
Os principais sintomas de casos de hérnia de disco, de acordo com cada a região coluna, são:
— Hérnia de disco cervical
* dor no pescoço;
* dor na escápula (asa);
* dor no ombro e no braço;
* formigamento e dormência no braço e na mão;
* fraqueza do braço e da mão;
* fraqueza dos 4 membros (casos mais graves).
— Hérnia de disco torácica
* dor no meio das costas;
* dor irradiada para as costelas;
* formigamento na região das costelas;
* fraqueza das pernas (compressão da medula espinhal).
— Hérnia de disco lombar
* dor na coluna lombar (parte inferior da coluna);
* dor na nádega, coxa, perna e pé;
* cãibras na perna;
* formigamento e dormência na perna e pé;
* fraqueza da perna e pé;
* perda de controle esfincteriano (casos graves).