Quarta-feira, 14 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de maio de 2025
Ao participar de painel internacional com empresários em Nova York (EUA), nessa terça-feira (13), o governador gaúcho Eduardo Leite detalhou aspectos relacionados a economia, segurança pública, parcerias público-privadas e outros itens que considera vantajosos para investimentos no Rio Grande do Sul. Na bancada e na plateia estavam executivos de grandes corporações, além de outros líderes estaduais brasileiros, ministros e parlamentares.
O evento em questão é o “Lide Brazil Investment Forum”. Trata-se de um dos principais encontros voltados à promoção do Brasil, no Exterior, como destino de negócios.
Leite ressaltou que o Rio Grande do Sul cresceu 4,9% em 2024, superando a média nacional, além de gerar, nos primeiros meses desde janeiro, mais vagas formais de trabalho que durante todo o ano anterior:
“Somos hoje o terceiro maior gerador de empregos do País, mesmo sendo apenas o sexto Estado em população. Isso é resultado de reformas difíceis, mas necessárias, e de uma gestão comprometida com responsabilidade fiscal e visão de futuro”.
Na área de segurança pública, o foco foi a queda nos principais indicadores criminais: “Reduzimos em mais de 70% os assaltos a pedestres, mais de 80% os roubos de veículos e mais de 50% os homicídios”. Empolgado, Leite não escapou de um certo exagero: “Hoje, os gaúchos voltaram a andar sem medo com o celular na mão”.
Leite também reforçou o papel do Rio Grande do Sul como destino competitivo para novos negócios, com destaque para a autorização federal para implantação de um parque de data centers de até 5 gigawatts e os R$ 100 bilhões em investimentos privados anunciados no último ano.
Chefiando comitiva gaúcha com secretários estaduais, parlamentares e líderes empresariais, o governador está em Nova York desde o último domingo (10), cumprindo uma série de compromissos. Ele retorna a Porto Alegre nesta quarta-feira (14).
Reconstrução
Ao noticiar a participação de Eduardo Leite no painel, o site oficial estado.rs.gov.br frisou: “A missão liderada pelo governador em Nova York leva o Rio Grande do Sul ao maior centro de negócios do mundo, apenas um ano após a maior catástrofe climática de sua história. O Plano Rio Grande e o Plano de Desenvolvimento são demonstrados como parte fundamental do processo de resiliência e construção do futuro”.
O texto prossegue: “Com a criação da Invest RS [agência de fomento ligada ao governo gaúcho], o Estado passa a ter uma agência de desenvolvimento com a missão de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional, promover o Estado e atrair investimentos. O destaque do RS como um dos Estados mais competitivos do Brasil em Nova York já é resultado das iniciativas da agência”.
(Marcello Campos)