Terça-feira, 18 de junho de 2024

Governador gaúcho solicita recursos para recomposição do Teto da Média e Alta Complexidade ao Ministério da Saúde

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (10), em Brasília, o governador Eduardo Leite reforçou ao Ministério da Saúde o pedido de recursos para recompor o Teto MAC (Teto da Média e Alta Complexidade).

Leite e equipe foram recebidos pela ministra Nísia Trindade e ressaltaram que, no momento, há um déficit de R$ 331 milhões entre o valor financeiro do Teto MAC e a produção apresentada pelas instituições hospitalares. O governador pede que a União atenda a demanda do Estado para qualificar o atendimento regional de saúde.

“A recomposição do Teto MAC não é para desonerar o Estado do custeio da saúde, mas sim para ampliar os serviços. O governo do Estado vem investindo fortemente na nossa rede hospitalar e de atendimento em saúde, e recompor esses recursos significa qualificar e expandir o atendimento em todo o Rio Grande do Sul”, explicou Leite.

Durante a audiência, o governador e a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Fagundes, apresentaram à equipe do ministério os dados do Estado e um levantamento das Unidades Federativas que já tiveram recomposição do Teto MAC. Também foi entregue um ofício, que será analisado pela pasta.

Mais cedo, o governador se reuniu, também em Brasília, com representantes do Banco Mundial. No encontro, foram discutidos financiamentos da instituição para o programa de sustentabilidade para pagamento de precatórios, além do apoio do banco a projetos de adaptação às mudanças climáticas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Campanha de multivacinação começa neste sábado com programação para as crianças em Porto Alegre
Rio Grande do Sul tem 11 trechos de rodovias com bloqueios totais ou parciais
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play