Quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Governador gaúcho visita a sede do Santander Madrid

Nesta segunda (4), Leite também visitou a sede do Santander Madrid. O encontro, com caráter de cortesia, é uma retribuição às visitas feitas pela diretoria ao Estado. O governador foi recebido pelo CEO Global do Santander, José Antonio Álvarez, que estará no Rio Grande do Sul na próxima semana e adiantou a intenção de abrir entre 10 e 15 agências bancárias, que também incluem outros serviços do banco no Estado.

A parceria entre o RS e o banco espanhol tem sido ampliada: em 2020, o banco abriu uma central de atendimento remoto em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, com expectativa de que 4,5 mil empregos diretos fossem criados até o final deste ano. Outro call center está situado em Campo Bom.

“O Santander está presente no RS de várias formas. Os investimentos que fizeram nas estruturas de call center no RS geram milhares de empregos, e o Santander, como banco, também auxilia na estruturação de investimentos para as empresas das privatizações e concessões que o Estado está fazendo. Por exemplo, deu assistência à Equatorial na venda da CEEE-D, e para a CPFL, na venda da CEEE-T. Como temos muitos processos ainda pela frente, estamos mantendo o contato”, detalhou o governador.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, também acompanharam o encontro. Por parte da diretoria do Santander, estiveram presentes Alejandra Kindelán, Head Global de Research e Public Policy do Santander; Cecilia Yuste, diretora de Assuntos Institucionais do Santander Espanha; e Alessandro Tomao, vice-presidente de Assuntos Jurídicos e Corporativos do Santander Brasil.

Reunião-almoço na Câmara de Comércio Brasil-Espanha

Leite participou de um almoço empresarial na Câmara de Comércio Brasil–Espanha, com participação da diretora global de assuntos Públicos da Telefónica, presidente da Câmara de Comércio e ex-ministra de Assuntos Exteriores da Espanha, Trinidad Jiménez, do diretor-executivo Antonio del Corro e do embaixador do Brasil na Espanha, Pompeu Andreucci. Na ocasião, o governador apresentou as diversas oportunidades de negócios disponíveis no RS.

“A Espanha tem um número de empresas bastante grande com atuação na área de infraestrutura. É talvez, depois dos EUA, o país com mais investimentos no Brasil, e portanto apresentamos o nosso portfólio de privatizações e de concessões para que sejam conhecidos e entendidos por esses investidores, na medida em que naturalmente quem olha de fora para o Brasil vê em destaque o Rio e São Paulo. É importante trazer e mostrar o RS como oportunidade de investimentos. Colho deles o interesse de estar mais presentes no RS”, relatou.

Os convidados também puderam fazer questionamentos ao governador e ao prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que também estava presente. Uma das falas que chamou atenção foi do embaixador brasileiro na Espanha, Pompeu Andreucci Neto. Segundo o diplomata, o Estado gaúcho possui uma agricultura moderna, símbolo de desenvolvimento e crescimento, que lembra a Europa e foca na preservação do meio ambiente. “Os gaúchos têm vários polos industriais, por isso, eu digo: visitem o Brasil e o Rio Grande do Sul. Vale muito a pena”, finaliza.

Visita à Telefónica

Houve, ainda, nesta segunda (4), uma visita à sede do grupo Telefónica, empresa espanhola de atuação multinacional que opera no setor de comunicação, especialmente com telefonia, redes móveis, televisão por assinatura e internet.

“É uma oportunidade de acompanhar mudanças tecnológicas profundas na área de telecomunicações, especialmente o que envolve processamento de dados e disponibilidade de 5G. É uma agenda que nos permite antever também questões que envolvem regulamentações governamentais que devem ser atualizadas, e como o governo pode atuar para criar o ambiente que permita esse avanço tecnológico”, ponderou Leite.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Perfuração levou à tragédia que deixou 270 mortes em Brumadinho, diz estudo de universidade catalã
Vacina da Pfizer reduz risco de hospitalização em 90% mesmo após seis meses da segunda dose, diz pesquisa
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play