Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Governador promete apoiar Canoas no custeio das obras do sistema de proteção contra as cheias

O prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou nesta sexta-feira que as obras de recuperação do dique do bairro Mathias Velho, que já atingiram 60% do cronograma previsto, vêm sendo custeadas até o momento exclusivamente com recursos do município. Segundo ele, a execução do projeto exigiu revisões técnicas e aditivos contratuais, o que elevou o custo em relação ao orçamento inicial.

Diante desse cenário, o prefeito disse esperar a participação financeira do governo do estado no custeio da obra, com recursos do Fundo da Reconstrução. A expectativa foi reforçada após a visita do governador Eduardo Leite ao local para vistoriar os trabalhos.

Eduardo Leite esteve em Canoas acompanhado do prefeito para acompanhar as etapas das obras de reconstrução da cidade e do sistema de contenção contra cheias, que estão em execução em diferentes bairros. Durante a visita, Airton Souza apresentou um panorama geral da evolução dos serviços e destacou o esforço financeiro feito pelo município para manter o andamento das intervenções.

Após a vistoria, o governador sinalizou a possibilidade de liberação de novos recursos estaduais para Canoas. Segundo ele, os valores já estão aprovados e aguardam os trâmites finais para liberação.

“O governo do estado já aprovou R$ 179 milhões por meio do Fundo da Reconstrução, dos quais 35% já foram depositados no caixa da prefeitura. Esses recursos atendem projetos como a recuperação dos diques do Mathias Velho e da Rio Branco, além das obras de hidrojateamento. Também estamos avançando na discussão de novas intervenções, como a extensão do dique da Niterói”, afirmou Eduardo Leite.

As obras integram o conjunto de ações voltadas à prevenção de enchentes e à recuperação da infraestrutura urbana de Canoas, fortemente afetada por eventos climáticos extremos nos últimos anos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Lula diz que salário mínimo é “muito baixo” e que trabalhadores e governo devem brigar por aumento
Acordo entre Mercosul e União Europeia põe fim a “25 anos de sofrimento”, diz Lula com chefe da comissão europeia
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play