Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Governo adia para abril a retomada da exigência de visto para turistas de EUA, Canadá e Austrália

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou o adiamento para 10 de abril a retomada da cobrança de visto para turistas que venham ao Brasil saindo dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália.

A medida foi oficializada em um decreto publicado em edição extra do “Diário Oficial da União” nesta quinta-feira (4). O governo adiou pela segunda vez a exigência do visto. A data original era 1º de outubro de 2023 e depois foi postergada para a próxima quarta-feira (10). Agora, a nova data é 10 de abril. A exigência levará em conta a data da chegada ao Brasil.

Parlamentares articulavam a derrubada do decreto que previa a retomada da cobrança em janeiro. A liberação da exigência de visto para foi adotada em 2019, pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), que não exigiu medida idêntica para os brasileiros que pretendiam visitar esses países.

Lula decidiu retomar a necessidade do documento baseado no princípio da reciprocidade. O Brasil só deixa de exigir o visto se houver igual contrapartida do outro país.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Conselho Nacional de Justiça arquiva processo contra ex-juiz da Lava Jato Eduardo Appio
Brasília terá mais de 2 mil policiais reforçando a segurança durante evento do 8 de Janeiro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play