Sábado, 27 de dezembro de 2025

Governo anuncia pacote de obras viárias no Litoral Norte com investimento de R$ 5 milhões em Balneário Pinhal

 

O governo do Rio Grande do Sul inicia 2026 com um conjunto de obras estratégicas voltadas para o Litoral Norte, região que concentra intenso fluxo de veículos durante a temporada de verão. O governador em exercício, Gabriel Souza, anunciou um investimento de R$ 5 milhões para o recapeamento da ERS-786, em Balneário Pinhal. A intervenção integra um pacote mais amplo de melhorias que inclui duplicações, construção de viadutos e novas pontes, com impacto direto na mobilidade urbana, na segurança viária e no turismo.

 

Recapeamento em Balneário Pinhal

O trecho urbano da ERS-786 será recapeado a partir de janeiro, com prazo de conclusão de até dois meses. As obras serão executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt). A expectativa é que a intervenção melhore a fluidez do tráfego e ofereça mais conforto aos usuários, especialmente durante o veraneio.

Segundo Gabriel Souza, o investimento representa uma mudança de postura do Estado em relação às demandas históricas da região. “Este é um investimento que beneficia não só a mobilidade urbana e a segurança das pessoas que transitam pela via, mas contribui também para manter bonita uma cidade turística. Antes, o Estado não tinha como investir no que era importante, o que deixou inúmeras demandas. Isso mudou, e mesmo que o processo para resolver esses problemas seja longo, o resultado vai valer a pena”, afirmou.

O secretário Juvir Costella destacou que a ERS-786 é uma das rodovias mais movimentadas do litoral e que a obra atende diretamente às famílias que utilizam a estrada para deslocamentos durante o verão.

 

Duplicação da ERS-030

No mesmo dia, o governo anunciou a duplicação da ERS-030, no trecho conhecido como Estrada das Laranjeiras, em Osório. A obra, estimada em R$ 15 milhões, corresponde ao lote 4 da rodovia, considerado o mais complexo. O projeto foi atualizado pela prefeitura e o Estado iniciou os trâmites para assinatura de convênio com o município, etapa necessária para viabilizar a execução.

 

Outras obras em andamento

Em Tramandaí, está em curso a duplicação de um trecho da ERS-786, com investimento de R$ 15,2 milhões. A intervenção inclui pavimentação, implantação de ciclovia, alargamento da via com duas faixas em cada sentido e iluminação pública. Ainda na cidade, foram concluídos em junho serviços de recuperação asfáltica iniciados em maio, com aporte de R$ 3,5 milhões.

Em Xangri-Lá, está prevista a construção de um viaduto no cruzamento da ERS-407 com a Estrada do Mar (ERS-389), com investimento estimado em R$ 40 milhões. O edital deve ser lançado em breve.

O Daer também recebeu autorização para contratar empresa responsável pelos estudos iniciais da duplicação da Estrada do Mar, obra aguardada há anos. A contratação está prevista para o início de 2026, com elaboração do anteprojeto ao longo do ano.

 

Novas pontes na região

O pacote inclui ainda a construção de cinco novas pontes, fruto de convênio entre o Estado e o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura Rodoviária Urbana e Rural:

  • ERS-494 – Rio Mengue (Morrinhos do Sul): 38 metros | R$ 4,3 milhões
  • ERS-494 – Rio de Dentro (Mampituba): 39 metros | R$ 4,4 milhões
  • ERS-494 – Arroio Lajeadinho (Três Cachoeiras): 53 metros | R$ 6,5 milhões
  • ERS-494 – Rio Negro (Morrinhos do Sul): 26 metros | R$ 2,9 milhões
  • ERS-417 – Arroio Três Forquilhas (Três Forquilhas): 69 metros | R$ 7,8 milhões

 

Impacto regional

O conjunto de obras reforça a estratégia do governo estadual de qualificar a infraestrutura viária do Litoral Norte, região que concentra turismo, comércio e serviços durante o verão. Além de atender às demandas de mobilidade, os investimentos têm efeito direto na economia local, ao facilitar o acesso às praias e estimular o desenvolvimento urbano.

Para especialistas, o pacote representa uma resposta às pressões acumuladas ao longo dos anos, quando a falta de recursos impediu avanços significativos na malha viária. Agora, com convênios atualizados e parcerias entre Estado e municípios, o cenário aponta para uma transformação estrutural da região. (por Gisele Flores – gisele@pampa.cm.br)

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