Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026

Governo autoriza o IBGE a contratar quase 40 mil trabalhadores temporários para novos censos

O governo federal autorizou a contratação temporária de 39,1 mil pessoas para atuar em dois grandes levantamentos conduzidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e o Censo da População em Situação de Rua.

A autorização foi publicada na quarta-feira (17) no Diário Oficial da União por meio de uma portaria conjunta dos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento e Orçamento.

Segundo o texto, o IBGE poderá contratar profissionais por tempo determinado para atender a uma necessidade temporária de “excepcional interesse público”, conforme previsto em lei.

De acordo com a portaria, as pessoas selecionadas atuarão em diversas funções, com quantitativos já definidos. A maior parte das vagas é para o cargo de recenseador, responsável pela coleta de dados, com 27,33 mil oportunidades.

A portaria foi assinada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Polícia Federal prende homem por armazenamento de imagens de abuso sexual infantil em Porto Alegre
Não há portas fechadas na decisão dos juros, diz presidente do Banco Central
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play