Terça-feira, 07 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 29 de julho de 2024
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou nesta segunda-feira (29) que “saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem [domingo] na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração”.
Em nota, o Itamaraty disse que “reafirma o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados”. O governo brasileiro afirmou ainda que aguarda “a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.
O governo federal publicou a nota em meio à pressão internacional e da oposição venezuelana por um posicionamento do Brasil em relação ao anúncio do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, que declarou Nicolás Maduro vencedor das eleições presidenciais.
O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, afirmou que “o governo brasileiro continua acompanhando o desenrolar dos acontecimentos para poder chegar a uma avaliação baseada em fatos”.
Em um comunicado divulgado à imprensa, ele disse que não vai “endossar nenhuma narrativa de que houve fraude. É uma situação complexa e nós queremos apoiar a normalização do processo político venezuelano”. Amorim acompanhou a votação em Caracas.