Sábado, 04 de outubro de 2025

Governo do Estado anunciou investimentos para enfrentar o déficit habitacional

O governo do Estado realizou dois movimentos importantes esta semana, com foco na área da habitação: autorizou a Fase 2 do Programa Porta de Entrada para beneficiar mais 7,5 mil famílias na aquisição da casa própria, e o Programa Estadia Ponte, para realocação de famílias e conclusão da nova ponte do Guaíba. A nova ponte está 90% concluída, mas a conclusão das obras depende do reassentamento completo das famílias, além de recursos federais e estaduais.

O governador descreveu a forma como foram buscadas soluções para encaixar as necessidades das famílias, a cada um dos programas habitacionais: “O Programa Estadia Ponte é uma construção coletiva que garante dignidade às famílias que precisam deixar suas casas para a conclusão da nova ponte do Guaíba. Criamos um modelo diferenciado, que combina características do aluguel social e da estadia solidária”, disse o Governador.

Em relação ao Porta de Entrada, Eduardo Leite explica que “nasceu a partir de uma demanda clara: muitas famílias conseguem arcar com as prestações do financiamento habitacional, mas não têm como custear o valor da entrada. Criamos, então, um programa específico para apoiar essas famílias, permitindo que saiam do aluguel e possam acessar a casa própria”.

Secretário Carlos Gomes: “Solução histórica para trazer felicidade e alegria para estas pessoas”

Pelo telefone, o secretário Carlos Gomes disse ontem ao colunista que “o fato é que estas ações têm impacto social e econômico na vida destas famílias”. No caso do Programa Estadia Ponte, assinado com a prefeitura de Porto Alegre, o secretário disse que “o impacto social e econômico acontece pela garantia da moradia, e através da construção desta nova alça da ponte, que vai ajudar na infraestrutura e mobilidade de cargas, das pessoas, com segurança”.

No caso do Programa Porta de Entrada, Carlos Gomes observa que, “somando as duas edições, vai dar total de quase 14 mil contratos de imóveis, injetando 3,8 bi na cadeia produtiva da construção civil gerando emprego, renda e levando a dignidade habitacional para as famílias gaúchas. É um programa eficiente porque ajuda o estado a fazer o enfrentamento do déficit habitacional onde cerca de 120 mil famílias que pagam aluguel, através deste programa converterão este aluguel na prestação do imóvel.”

Alceu Moreira cobra colaboração da Receita para combate a fraudes e contrabando

O deputado Federal Alceu Moreira IMDB) critica a recusa da Receita Federal em entregar documentos que facilitem a investigação sobre fraudes e contrabando nos combustíveis e bebidas.

No âmbito dos combustíveis, explica Alceu Moreira, “a Comissão de Minas e Energia aprovou nesta semana um projeto de minha autoria, o PLP 109/2025, para determinar que a Receita disponibilize as notas fiscais para a agência fiscalizadora – algo que a Receita tem se recusado a fazer”

Segundo Alceu Moreira, “assim vamos identificar as fraudes na origem, proteger o consumidor e combater o contrabando”.

Ministério da Saúde anuncia reforço da oferta de serviços de saúde em troca da quitação de dívidas

O Ministério da Saúde informa à coluna, que dez hospitais privados e filantrópicos de sete estados brasileiros vão atender os pacientes do SUS, pelo Agora Tem Especialistas. As novas adesões ao programa do governo federal, que visa reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, foram anunciadas ontem (03) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Belém (PA). Entre os hospitais que anunciaram participação no Agora Tem Especialistas, três são privados e outros sete são filantrópicos. Um deles, a Santa Casa de Porto Alegre.

Deputado Professor Bonato mobiliza comunidade para audiência pública sobre Hospital Regional de Viamão

O processo de concepção do Hospital Regional de Viamão, terá uma etapa importante segunda-feira: a audiência pública com a comunidade. Será no auditório da Faculdade Centro Educacional Santa Isabel – Facesi (Estrada da Branquinha, 299), no bairro Viamópolis entre 18h e 21h, com credenciamento no acesso a partir das 17h.

O deputado estadual Professor Bonatto (PSDB) vem mobilizando a comunidade das regiões Metropolitana e Litoral para esta conquista: o hospital regional prevê operação de média e alta complexidade, e contará com até 350 leitos, todos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A construção e a gestão do hospital se darão por meio de uma parceria público-privada (PPP) com o governo do Estado e o início das obras do novo hospital está previsto para os primeiros meses de 2027.

COP30 já registra 55 mil inscritos, anuncia Rui Costa em visita a Belém

A propósito das ações do Governo Federal para a realização da COP30, esta coluna recebeu da Casa Civil da presidência da República, a seguinte nota: “Com obras concluídas ou em fase final e equipes trabalhando nos três turnos, Belém está a pouco mais de um mês de receber o maior evento anual das Nações Unidas sobre mudança do clima. Nesta sexta-feira (3), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que a COP30 já conta com 55 mil inscrições. Ele ressaltou que o número corresponde à soma das inscrições para os diferentes dias da Conferência, não significando que todos os participantes permanecerão na capital paraense durante todo o período”.

Acompanhado de representantes da Secretaria Extraordinária para a COP30, Rui Costa relatou ao presidente os últimos preparativos, após visitas ao Parque do Futuro II, ao Centro Gastronômico e às obras de macrodrenagem e urbanização da cidade. O ministro agradeceu o esforço dos trabalhadores que se revezam para concluir grandes empreendimentos, como as adaptações do Porto de Outeiro, e destacou a qualidade das intervenções.

“Aqui se inicia um novo patamar de desenvolvimento da atividade econômica e de geração de emprego e renda no estado do Pará”, afirmou Rui Costa. “Em parceria com o governo do estado e a prefeitura de Belém, fizemos a cidade e o estado se reencontrarem com o seu passado, recuperando belíssimos restaurantes, mercados e prédios históricos, que encantam a todos que passam por eles”, completou.

“As obras da COP30 receberam mais de R$ 4 bilhões do Governo Federal para a construção de espaços, melhorias em infraestrutura, requalificação viária, avanços ambientais e intervenções urbanas. No Porto de Outeiro, mais de 700 trabalhadores atuam na ampliação do terminal, que terá capacidade para receber navios de cruzeiro adaptados como hotéis flutuantes durante a Conferência. A obra já está 91% concluída.”

  • @flaviorrpereira

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Presença fake na Câmara sugere quebra de decoro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play