Sábado, 17 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 16 de janeiro de 2026
O governo do Estado realizou 11.466 emissões de carteiras de identidade, pelo sistema Identidade Fácil. A nova modalidade digital para solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) consolidou resultados expressivos no segundo semestre de 2025. Entre os meses de julho e dezembro, foram registradas 11.466 emissões de carteiras de identidade no Estado.
A ferramenta representa um importante avanço na modernização do serviço público. Ao digitalizar grande parte do processo, o sistema proporciona mais agilidade ao atendimento e reduz o tempo em filas nos postos de identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
Ao acessar o site da iniciativa, hospedado no portal do IGP, ou pelo aplicativo Identidade Fácil, disponível para iOS e Android, a plataforma permite que o próprio cidadão preencha os dados online e envie uma versão digitalizada da certidão de nascimento ou casamento. Para o acesso é necessário ter uma conta no gov.br.
A etapa presencial é ainda obrigatória, mas fica restrita à coleta biométrica de digitais e fotografia, feita mediante agendamento. Os cidadãos que já possuem documento emitido no RS podem solicitar a CIN de forma remota pelo sistema. Para quem não se enquadra nos critérios do novo sistema, permanece disponível o modelo tradicional de agendamento presencial, garantindo que todos tenham acesso ao serviço.
A CIN é o documento oficial que unifica o número de identificação do cidadão em todo o território brasileiro, tendo o CPF como registro único, o que amplia a segurança, reduz fraudes e facilita o acesso a serviços públicos e privados. Além de padronizar o documento em âmbito nacional, a CIN oferece mais praticidade ao cidadão, com versão física e digital. Para quem optar pelo atendimento presencial, o portal do IGP indica os endereços.
Documentos necessários
CPF
Certidão de nascimento, no caso de pessoas solteiras
Certidão de casamento, no caso de pessoas casadas ou viúvas
Separados/divorciados: certidão de casamento com a devida averbação
O programa
A iniciativa do governo do Estado é pioneira no Brasil, e é uma parceria entre o Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). O objetivo é simplificar o processo de emissão do documento e ampliar a capacidade de atendimento à população, diminuindo filas e otimizando os fluxos de trabalho.
Com o novo sistema, cidadãos que já possuem documento de identidade emitido no RS podem solicitar a CIN de forma remota, por meio do site www.identidadefacil.rs.gov.br ou pelo aplicativo Identidade Fácil, já disponível para iOS e Android. Para utilizar o serviço, é necessário ter uma conta ativa no portal gov.br.