Quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Governo do Rio Grande do Sul reduz tempo médio de espera por consulta em gastroenterologia em 23%

O governo do Estado, por meio da SES (Secretaria da Saúde), vem fortalecendo o acesso a consultas e procedimentos especializados em diversas áreas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), como é o caso da gastroenterologia para adultos no RS. Entre setembro de 2024 e setembro deste ano, a média de tempo que um paciente aguarda por consulta diminuiu de 65 para 50 dias – uma queda de 23% na espera por esse tipo de atendimento especializado no Estado.

A redução é fruto da ampliação do trabalho de regulação ambulatorial, realizado pela SES em parceria com o TelessaúdeRS. A ação integra o projeto RegulaSUS, criado para reduzir o tempo de espera para consulta médica e qualificar o cuidado prestado na atenção primária à saúde (APS).

Alta demanda

A gastroenterologia é uma especialidade que tem demanda significativa no SUS. É responsável pelo manejo de condições como cirrose hepática, hepatites, nódulos hepáticos e doenças inflamatórias intestinais. O acesso oportuno ao médico especialista é fundamental para iniciar o tratamento no tempo certo e prevenir complicações que podem comprometer a qualidade de vida dos pacientes.

A redução do tempo de espera no caso das consultas de gastroenterologia reflete o potencial que uma regulação bem estruturada tem para melhorar o acesso à saúde no SUS. Ao priorizar os casos de maior gravidade e promover o diálogo entre os médicos especialistas do TelessaúdeRS e os da APS, a iniciativa garante maior resolutividade, evita deslocamentos desnecessários e assegura um cuidado mais ágil e eficiente para a população.

A SES e o TelessaúdeRS seguem atuando de forma integrada em diversas especialidades e regiões do Estado, consolidando o RegulaSUS como uma estratégia fundamental para qualificar o acesso à atenção especializada no Rio Grande do Sul.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

ONU pede que países criem sistemas de alerta para desastres climáticos
Protetores de animais em Gravataí recebem capacitação para atuar com animais resgatados
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play