Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Governo do RS inicia demolição do antigo Presídio Estadual de Bento Gonçalves

O Governo do Rio Grande do Sul iniciou a demolição do antigo Presídio Estadual de Bento Gonçalves, na Serra. Os trabalhos, iniciados em 2 de dezembro, terão um custo de R$ 330,8 mil e são coordenados pelas SOP (secretarias de Obras Públicas) e de SSPS (Sistemas Penal e Socioeducativo).

O prazo para conclusão é de 45 dias. A fiscalização cabe à 16ª Crop (Coordenadoria Regional de Obras Públicas), de Bento Gonçalves.

Construído entre 1950 e 1956 em um terreno no centro da cidade, o presídio estava desativado desde 2019. No mesmo ano em que foi fechado, o governo inaugurou, em uma área afastada, a Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, com capacidade para 420 vagas. A unidade recebeu os detentos que ficavam na antiga estrutura.

Antes, os apenados estavam em um espaço que não servia mais ao propósito de ressocialização e de oferecer segurança às pessoas, além de ser uma preocupação por estar em um local de grande circulação. Foi necessário, assim, fechar o presídio e investir na construção de um novo, mais qualificado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play