Sábado, 04 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 4 de outubro de 2025
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira (3) um rascunho de moeda de 1 dólar com a imagem do presidente Donald Trump. A peça faz parte das comemorações dos 250 anos da declaração de independência, em 2026.
Um lado da moeda mostra Trump de perfil, com a palavra “liberty” (liberdade) acima e a inscrição “1776-2026” abaixo, referente aos 250 anos de independência do país.
O outro lado traz o presidente com o punho cerrado erguido, acompanhado da frase “fight, fight, fight” (lute, lute, lute), em referência ao que ele disse após sobreviver a uma tentativa de assassinato em 2024. Uma bandeira aparece ao fundo.
Um porta-voz do Tesouro afirmou que o design final da moeda ainda não foi escolhido, mas que o rascunho “reflete o espírito duradouro do país e da democracia, mesmo diante de grandes obstáculos”.
O tesoureiro Brandon Beach disse que mais informações serão divulgadas após o fim da paralisação do governo, que suspendeu operações federais enquanto o Congresso não aprova um novo orçamento.
O Congresso aprovou em 2020 uma lei autorizando a cunhagem de moedas de 1 dólar em 2026, com “designs emblemáticos do semiquincentenário” dos EUA. Mas a proposta gerou debate sobre a legalidade.
Atualmente, a legislação dos Estados Unidos proíbe que moedas comemorativas do aniversário nacional tragam “retratos de busto ou de ombro de pessoas vivas ou mortas, assim como retratos de pessoas vivas no reverso”.
Juristas destacam que a lei restringe bustos ou retratos de ombro, o que pode abrir espaço para a ilustração mais ampla de Trump usada no rascunho. Além disso, um decreto de 1866 veda retratos de pessoas vivas em cédulas de papel, mas não se aplica às moedas.
Outro trecho de uma lei de 1792, alterada ao longo dos anos, impede retratos de presidentes vivos em moedas de 1 dólar da série que homenageia ex-líderes do país. Mas não há restrição específica quando a emissão é para outras comemorações, como a do 250º aniversário de independência.
Na celebração do bicentenário, em 1976, o Tesouro promoveu um concurso nacional. O dólar comemorativo trazia o Sino da Liberdade e a lua em um lado, e no outro o ex-presidente Dwight D. Eisenhower, morto em 1969.
Questionada nesta sexta se Trump já viu o projeto, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse: “Não sei se ele já viu, mas tenho certeza de que vai gostar.”