Domingo, 09 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 9 de novembro de 2025
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o governo acionou a Caixa Econômica Federal para agilizar a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os trabalhadores que foram afetados pela passagem de um tornado que atingiu o Paraná na sexta-feira (7).
“Estamos tomando providências em relação ao FGTS, à liberação do Fundo de Garantia. Conversei com o presidente da Caixa antes de vir pra cá”, disse Gleisi no sábado (8) durante visita a Rio Bonito do Iguaçu, município paranaense mais atingindo pelo desastre climático.
A ministra acrescentou que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também foi mobilizado para auxiliar os beneficiários.
Atualmente, o FGTS já conta com o Saque Calamidade, modalidade que autoriza o cotista a sacar parte do fundo caso more em cidade atingida por desastre natural. Para isso, a calamidade precisa ser reconhecida pelo governo federal, e o município ser habilitado junto à Caixa.
O tornado deixou cinco mortos em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava. Pelo menos 750 pessoas ficaram feridas. Rio Bonito do Iguaçu teve 90% da sua infraestrutura urbana comprometida pelos ventos de até 250 quilômetros por hora.
Segundo a ministra, houve reuniões entre os governos municipal, estadual e federal para coordenar os esforços de reconstrução.