Sábado, 18 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 17 de outubro de 2025
O Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai premiar 100 mil docentes de escolas públicas que apresentaram os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os professores selecionados receberão computadores, notebooks, minicomputadores ou tablets como forma de reconhecimento. A iniciativa faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil e tem como objetivo valorizar os profissionais que contribuem para a melhoria dos indicadores educacionais.
A premiação será direcionada a professores de todas as unidades federativas do país, incluindo os 26 estados e o Distrito Federal, e será dividida em três categorias: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Para participar, os professores deverão acessar o sistema eletrônico utilizado para a solicitação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). Após o login, será necessário preencher um formulário específico disponível na mesma plataforma.
Serão considerados elegíveis para a premiação os docentes que estiverem em efetivo exercício da atividade docente na etapa de ensino correspondente àquela em que a escola obteve o desempenho que garantiu sua inclusão na lista de instituições premiadas. O processo de seleção utilizará dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), organizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os professores contemplados terão o prazo de até 30 dias corridos, contados a partir da divulgação da lista de premiados, para manifestar interesse na premiação, por meio do sistema disponibilizado pelo MEC. Após a manifestação de interesse e a liberação dos valores, o docente terá até 180 dias para utilizar o crédito recebido no cartão fornecido pelo Banco do Brasil e efetuar a compra dos equipamentos indicados. Em seguida, deverá realizar a prestação de contas da aquisição.
Cada premiado receberá um cartão com crédito no valor de R$ 3 mil, destinado exclusivamente à compra de equipamentos tecnológicos como computadores, notebooks, tablets e minicomputadores. O uso dos recursos será monitorado e vinculado ao cumprimento das regras definidas no edital do programa.
Do total de prêmios, 50% serão destinados a professores das escolas com o maior Ideb em cada uma das três categorias, distribuídos proporcionalmente entre os estados e o Distrito Federal, de acordo com o percentual de matrículas da rede pública. A outra metade será direcionada a educadores das escolas que, também com os melhores Ideb em suas categorias, estão entre as 25% com menor nível socioeconômico. (Com informações do portal Extra)