Sábado, 10 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 9 de janeiro de 2026
O governo do Rio Grande do Sul alerta que os canais de atendimento da Secretaria da Fazenda (Sefaz) têm recebido relatos de sites falsos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026. Em conjunto, órgãos do governo trabalham para retirar as páginas do ar e orientam para que os contribuintes redobrem o cuidado para evitar golpes na hora do pagamento do IPVA e da taxa de licenciamento.
Os golpistas, em geral, têm se utilizado de links falsos, guias e códigos Pix fake, que direcionam o pagamento para pessoas físicas ou outras pessoas jurídicas. Esses links podem aparecer no resultado de pesquisas realizada em buscadores da internet ou serem enviados via aplicativo de mensagens.
Para consultar o valor e gerar o QR Code com segurança, a recomendação é baixar o aplicativo IPVA RS, acessar o site oficial ou o portal do Detran. O governo do Estado informa que não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. Os sites verdadeiros do governo, que geram do QR Code para pagamentos Pix, estão no domínio rs.gov.br. Antes de efetuar o pagamento, verifique se as informações do destinatário estão corretas, que são as seguintes:
* Nome: IPVA Sefaz/RS
* CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
* Instituição: Banco do Estado do RS S.A.
* Endereço: Av. Mauá, 1155, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, CEP 90030-080.
Eventuais vítimas de golpes virtuais devem registrar ocorrência no site da Delegacia Online, disponível em delegaciaonline.rs.gov.br, para que as medidas legais possíveis possam ser adotadas pela Polícia Civil.
Descontos
Proprietários de veículos têm desconto no pagamento antecipado do IPVA ao longo de janeiro. Quem realizar a quitação à vista até o dia 30, obtém desconto de 3% pela antecipação. Além disso, o contribuinte pode receber os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Com a redução máxima em ambos os benefícios, a dedução total do tributo pode chegar a 22,40%.
O IPVA 2026 deve ser pago por todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2007, com exceção dos que estão isentos por lei. A frota tributável do Rio Grande do Sul é de aproximadamente 4 milhões de veículos.
A opção pelo parcelamento do tributo em seis vezes deve ser feita mediante o pagamento da primeira cota, que vence no dia 30 deste mês. Sem juros, o fracionamento do tributo também inclui os descontos de antecipação e os benefícios de Bom Motorista e Bom Cidadão.
Para quitar o IPVA, é necessário apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). No mesmo procedimento, o contribuinte também pode regularizar a taxa de licenciamento anual e eventuais multas de trânsito vinculadas ao veículo. O pagamento pode ser realizado no Banrisul, Bradesco e Banco do Brasil (para correntistas), além de Sicredi, Sicoob, lotéricas da Caixa Econômica Federal e por Pix, modalidade aceita por mais de 760 instituições financeiras.