Sábado, 13 de dezembro de 2025

Governo gaúcho amplia serviços da central Tudo Fácil em Uruguaiana

O governador Eduardo Leite inaugurou nesta semana a primeira unidade móvel Tudo Fácil em Uruguaiana (Fronteira-Oeste gaúcha), município que em breve também receberá um novo espaço físico para a central de serviços. “Trata-se de um marco na ampliação do acesso da população a esse tipo de facilidade”, ressaltou durante cerimônia com a presença dos secretários Artur Lenmos (Casa Civil) e Danielle Calazans (Planejamento, Governança e Gestão).

A iniciativa do Tudo Fácil móvel reforça a estratégia estadual de modernizar e diversificar os canais integrados de atendimento ao cidadão, levando serviços essenciais diretamente às comunidades. O Rio Grande do Sul conta atualmente com dez centrais da modalidade, em difetentes regiões do mapa.

Em discurso no evento, Leite prosseguiu: “Não é o cidadão que deve adaptar a sua rotina para acessar serviços públicos, e sim o Estado que precisa estar mais próximo do cidadão para facilitar. Queremos o governo cada vez mais perto das pessoas, e o Tudo Fácil é uma ferramenta importante para isso”.

Com dez unidades físicas em operação, as centrais funcional sob coordenação da SPGG, cuja titular emendou: “A entrega da unidade móvel é um marco para o Estado e para o projeto Tudo Fácil. Estamos levando serviços essenciais para mais perto do cidadão, promovendo inclusão, desburocratização e inovação”.

Detalhamento

Criado em 1998, o Tudo Fácil reúne, em um único espaço, serviços públicos de alta demanda, oferecendo atendimento integrado, híbrido e ágil, com foco na inclusão digital e social. Além das três unidades em Porto Alegre (Centro, Zona Norte e Zona Sul), o programa está presente em Caxias do Sul, Gravataí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria.

A nova unidade móvel foi concebida para oferecer atendimento ágil e inclusivo em diferentes regiões do Estado. O veículo, um ônibus totalmente personalizado e desenvolvido por empresas gaúchas, reúne três guichês internos, dois exclusivos para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e dois guichês externos destinados à recepção e ao autoatendimento. Totalmente acessível para pessoas com deficiência, o espaço tem capacidade para realizar até 60 atendimentos de CIN por dia.

A futura unidade física do Tudo Fácil em Uruguaiana integrará o projeto estadual de expansão e modernização das centrais de atendimento. Prevista para funcionar na Estação Rodoviária, ela atenderá moradores do município e também das cidades de Alegrete, Barra do Quaraí e Itaqui.

A equipe responsável pela operação da unidade é formada por um motorista e seis profissionais. Além dos serviços de identificação, o ônibus oferece orientações digitais e atendimentos do Procon RS, IPE Prev, IPE Saúde, entre outros.

Em Uruguaiana, os atendimentos prosseguem até 19 de dezembro, das 9h30min ao meio-dia e das 13h às 18h, na Praça Barão do Rio Branco (em frente à prefeitura). Após esse período, seguirá roteiro por outras regiões do Estado.

(Marcello Campos)

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