Terça-feira, 29 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 28 de julho de 2025
Após as enchentes de 2024, o Rio Grande do Sul vai retomando dia após dia a sua normalidade. Pensando nisso, o governo do Rio Grande do Sul está intensificando a promoção do inverno gaúcho com uma campanha robusta que contará com investimento estimado em R$ 40 milhões. A iniciativa visa reposicionar o Estado como destino turístico seguro, atrativo e preparado.
Parte estratégica dessa ação será a participação no evento internacional Meeting Brasil Mercosul, que ocorre entre os dias 4 e 13 de agosto em cinco países: Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina e Colômbia.
A campanha, que envolve a criação e veiculação de conteúdos por agências especializadas, será apresentada ao mercado internacional durante o evento, com foco na valorização dos atrativos do inverno gaúcho — como a Serra, os Vales, a Capital, o Litoral e a Fronteira.
Desde a primeira edição, o governo do Estado participa do Meeting Brasil Mercosul como parte da estratégia de promoção do Destino Gaúcho nos principais mercados emissores de turistas do continente.
Neste ano, a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) oferecerá mesas de atendimento nas rodadas de negócios para as operadoras Brocker e Giordani Turismo — selecionadas com base em critérios técnicos do Sebrae RS — que irão comercializar novos roteiros e produtos turísticos diretamente com operadores locais.
Além disso, a comitiva gaúcha terá agendas específicas com embaixadas dos países visitados, em articulação com o Comitê Visit Brasil. A proposta é planejar futuras capacitações, famtours e press trips no território gaúcho, fortalecendo a presença do RS no mercado internacional.
Entre as atividades previstas estão encontros exclusivos com grandes operadoras de turismo, capacitações sobre o Destino Gaúcho para profissionais convidados e rodadas de negócios com agentes de viagem. A participação no Meeting Brasil também garante visibilidade na FIT Buenos Aires, uma das maiores feiras de turismo da América do Sul.
No Rio Grande do Sul, os países sul-americanos representaram 99% das chegadas internacionais no primeiro semestre de 2025, totalizando 1.196.131 turistas. A Argentina foi responsável por 982.333 visitantes, seguida pelo Uruguai (194.833), com destaque também para Paraguai, Chile, Peru e Colômbia. O Chile se destacou como o país com maior crescimento anual nas intenções de compra de passagens para o RS, com alta de 146,8%.
Desde a retomada dos voos internacionais em 19 de dezembro de 2024, o volume de passagens aéreas emitidas dos países da América do Sul para o RS cresceu 89,1%. Considerando apenas o período até 30 de abril — antes dos impactos das enchentes — o crescimento foi de 7,8%.
A comercialização de passagens por meio de agências e operadoras também apresentou crescimento expressivo: 94,5% desde dezembro, com destaque para agências online (+146,5%) e agências convencionais voltadas ao turismo de lazer (+60,8%) — público-alvo das ações previstas no Meeting Brasil Mercosul.
Com foco nos mercados do Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil, a comunicação multicanal busca restaurar a confiança no destino, destacar a infraestrutura turística do Estado e reafirmar o protagonismo da Serra Gaúcha como referência nacional no turismo de inverno.
Outro eixo prioritário da campanha é a valorização da estrutura logística e de conectividade do Estado, destacando a malha aérea em expansão, os voos diretos disponíveis e a recuperação gradual da infraestrutura rodoviária. Em apenas 300 km de território, o RS oferece uma das infraestruturas turísticas mais completas e diversificadas do Brasil — com enoturismo premiado, cidades de natureza exuberante, eventos culturais de alto padrão e um polo de entretenimento consolidado.