Terça-feira, 07 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 6 de outubro de 2025
Um evento no Palácio Piratini, em Porto Alegre, marcou nessa segunda-feira (6) a abertura gaúcha do “Outubro Rosa”, mês temático dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Na esfera do governo do Estado, a iniciativa conta com a parceria do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama).
Além do governador Eduardo Leite e da presidente da entidade, Cintia Seben, a cerimônia teve a participação da titular da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Arita Bergmann. Eles apresentaram um balanço dos investimentos estaduais voltados à saúde das mulheres e anunciaram o Programa Estadual de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama.
O objetivo é qualificar serviços habilitados no SERMulher RS, que investe mais de R$ 30 milhões por ano em serviços contratualizados pelo Estado. E tem nas “navegadoras” um papel essencial para o acolhimento e o acompanhamento das pacientes.
Como funciona
Trata-se de uma abordagem de cuidado que visa a acompanhar a pessoa durante toda a jornada do câncer, desde o diagnóstico até o tratamento, coordenando exames, consultas e suporte, bem como eliminando barreiras que dificultem o acesso ao cuidado.
Essa metodologia busca integrar os sistemas de saúde e melhorar a experiência do paciente, promovendo resultados clínicos mais eficazes e um tratamento mais humanizado e centrado nas necessidades do indivíduo.
A iniciativa terá duração de 24 meses e prevê a realização de encontros formativos, ações de apoio e produção de materiais para consolidação da navegação de pacientes como metodologia de cuidado. A expectativa é que cerca de 300 profissionais de todo o Estado sejam qualificados.
(Marcello Campos)