Quarta-feira, 21 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 20 de maio de 2025
A comissão eleitoral do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) entregou ao governo gaúcho a lista tríplice para escolha do procurador-geral de Justiça (biênio 2025-2027). Compõem a relação os promotores Alexandre Saltz, Lisandra Demari e Luciano Vaccaro. O chefe do Executivo estadual, Eduardo Leite, tem prazo de 15 dias para decidir o futuro ocupante do cargo.
Presidido pela procuradora de Justiça Jacqueline Fagundes Rosenfeld e composto pelas colegas Maria Ignez Franco Santos e Sara Duarte Schütz, o colegiado responsável pelo pleito estava acompanhado do decano da instituição, Cláudio Domingos Mastrangelo. O documento foi recebido pelo vice-governador, Gabriel Souza, devido a compromisso de Eduardo Leite fora do Estado.
Votação
A eleição começou na sexta-feira (15) prosseguiu até o sábado (16). Resultado: Alexandre Sikinowski Saltz com 516 votos, Lisandra Demari com 230 e Luciano Vaccaro com 217. Participaram 731 dos 736 procuradores e promotores que compõem o colégio eleitoral do MPRS.
Compuseram a mesa dos trabalhos as procuradoras de Justiça Maria Ignez Franco Santos e Sara Duarte Schütz, como integrantes da Comissão Eleitoral, além do presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande dpo Sul (AMP-RS), Fernando Andrade Alves, e da promotora-assessora coordenadora da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC), Juliana Bossardi.
(Marcello Campos)