Terça-feira, 28 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 27 de outubro de 2025
Pressão popular
O Planalto deve apostar em uma nova campanha nas redes sociais para pressionar o Congresso a votar um projeto de tributação de bets e fintechs que está sendo elaborado pelo governo Lula. A mobilização pretende incentivar a pressão popular para driblar o lobby dos setores no Legislativo, apresentando a medida como uma nova alternativa de justiça tributária.
Sem afronta
Enquanto tenta estreitar diálogos com Donald Trump para resolver a crise do tarifaço, o presidente Lula declarou nesta segunda-feira, na 47ª Cúpula da Asean, na Malásia, que o bloco do Brics “não nasceu para afrontar ninguém”. O líder norte-americano já teceu críticas ao bloco internacional em diferentes momentos, tendo inclusive afirmado que o grupo “acabaria muito rapidamente” se seguisse adiante com a ideia de criação de uma moeda própria de negociação, prejudicando o dólar.
Ação de longo prazo
Durante entrevista ao portal ICL Notícias nesta segunda-feira, o vice-presidente Geraldo Alckmin reconheceu a viabilidade da negociação entre o Brasil e países vizinhos sem a necessidade do dólar, mas destacou que a medida representa uma política de longo prazo. O número dois do Planalto considera natural que as economias busquem entendimentos em suas próprias moedas, mas pontua que a prioridade atual está ligada à defesa do livre do comércio, ao multilateralismo e ao fortalecimento da Organização Mundial do Comércio.
Supervisão parental
O Grupo de Trabalho criado na Câmara para debater a proteção de crianças e adolescentes em ambiente digital abordará nesta terça-feira a necessidade de apoio às famílias para assegurar a educação e a supervisão parental no espaço virtual. A discussão integra os preparativos para a construção de uma Política Nacional de Proteção Digital à Infância, que possibilite a inserção da proteção de jovens como princípio estruturante da governança da internet no Brasil.
Tour ministerial
Depois de tomar posse nesta quarta-feira na Secretaria-Geral da Presidência, o novo chefe da pasta, Guilherme Boulos, deve iniciar um “tour” pelo Brasil para mobilizar movimentos sociais. Incumbido pelo presidente Lula da tarefa de “levar o governo para a rua”, o deputado licenciado planeja visitar todos os estados do país para dialogar sobre pautas prioritárias do Executivo.
Políticas TEA
A Câmara dos Deputados instala nesta terça-feira a Comissão Especial sobre a Política Nacional para Pessoas com Autismo, que analisará um projeto do ex-deputado Alexandre Frota (SP) sobre o tema. A matéria estabelece ações nas áreas de saúde, educação, assistência social e inclusão, assegurando direitos como diagnóstico precoce, atendimento multiprofissional e acesso a políticas públicas adaptadas.
Gerenciamento privado
Está na pauta desta terça-feira da Comissão de Segurança Pública da Câmara o projeto de lei que permite a entidades privadas o gerenciamento do trabalho de detentos. Autor do texto, o senador Alan Rick (União-AC) argumenta que a gestão privada das atividades se faz necessária diante da insuficiência do Estado em arcar com a estrutura mínima para garantir o controle do trabalho de indivíduos encarcerados.
Acompanhante obrigatório
Aguarda análise da Comissão de Saúde da Câmara a proposta legislativa que obriga hospitais a providenciarem acompanhante para pessoa com deficiência, quando solicitado. Voltada a cidadãos que não possuem acompanhante próprio, a matéria busca facilitar a compreensão das necessidades do paciente e a correta adesão às orientações médicas.
Venda internacional
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos lançou nesta semana o estudo “Oportunidades de Exportação e Investimentos – RS”, que identificou 11,3 mil oportunidades de exportação de produtos gaúchos em 169 setores. Integrado ao ciclo dos “Estudos Estaduais” da entidade, o levantamento destaca o potencial de venda internacional de produtos como tabaco, soja, farelos de soja, carnes de aves e celulose pelo Estado.
Feira Eats 2025
Uma comitiva do governo gaúcho, acompanhada por representantes da indústria e produção de ovos, frigoríficos e outras entidades do ramo participa entre esta terça e quinta-feira da Feira Eats 2025, realizada em Chicago, nos EUA. O grupo planeja fortalecer a integração entre os diferentes elos da cadeia avícola e promover o intercâmbio de conhecimento e inovação com o mercado internacional ao longo do evento, reconhecido mundialmente como um dos principais do setor de processamento de alimentos e proteínas animais.
Terceirizados para a Saúde
A pedido da Secretaria da Saúde, o governo gaúcho promove nesta quinta-feira pregão eletrônico para a contratação de 80 postos de trabalho terceirizados destinados a hospitais, hemocentros e ambulatórios de Porto Alegre. Os profissionais serão alocados em serviços de manutenção preventiva e corretiva, com fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs), ferramentas e materiais necessários para as atividades em diferentes unidades na Capital.
Cooperação POA-Portugal
Representantes da Secretaria de Desenvolvimento de Porto Alegre reuniram-se na última semana com o secretário executivo intermunicipal da cidade portuguesa de Coimbra, Jorge Brito, para avançar na articulação de um futuro termo de cooperação internacional entre as duas cidades. As tratativas partiram da discussão de parcerias nas áreas de turismo, eventos, indústria criativa e inovação, voltadas à consolidação da relação histórica e cultural entre Brasil e Portugal.
Perseguição à pobreza
Em pronunciamento nesta segunda-feira, na tribuna da Câmara de Porto Alegre, o vereador Marcelo Sgarbossa (REDE) criticou a “perseguição à pobreza” na Capital, em meio aos esforços da Prefeitura para avançar com o projeto de lei que institui o novo código municipal de limpeza urbana. O parlamentar lembrou que, em 2008, o atual prefeito Sebastião Melo (MDB), então vereador, aprovou projeto que proibia a circulação de carroças — com emenda que alcançava também os carrinheiros — e afirmou que agora há uma nova investida contra os catadores.
Educação do futuro
O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e o IFEP promoverão entre os dias 4 e 5 de novembro a primeira edição do Congresso Regional de Educação Sesc e Senac, com o tema “Educação do futuro: inclusiva, sensível e inovadora”. O encontro contará com a presença de especialistas reconhecidos nacionalmente para discutir os principais desafios e tendências da área, com foco na educação básica e na educação profissional.
Gaúchos na Hannover
Lideranças da FIERGS e da Apex Brasil reuniram-se nesta semana para alinhar os preparativos da participação brasileira na Feira Industrial de Hannover 2026, entre 20 e 24 de abril, na Alemanha. Até o momento, o RS segue como estado com o maior número de empresas inscritas na missão ao evento, que deve reunir cerca de 200 empresas de todo o Brasil.
Bruno Laux
@obrunolaux