Sábado, 08 de novembro de 2025

Governo Lula decide transferir Abin do Gabinete de Segurança Institucional para Casa Civil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu transferir a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para o Ministério da Casa Civil, com uma medida provisória devendo ser editada nos próximos dias com a formalização da mudança.

A iniciativa aumentará as atribuições do chefe da Casa Civil, Rui Costa, e indica um esvaziamento do GSI, atualmente sob o comando do general da reserva Gonçalves Dias.

A medida ocorre após críticas à Abin e aos serviços de inteligência em razão das falhas na prevenção para evitar que ocorresse o ataque e depredação do Palácio do Planalto e das sedes dos outros dois Poderes em 8 de janeiro.

“Aqui nós temos inteligência do Exército, nós temos inteligência do GSI, nós temos inteligência da Marinha, nós temos inteligência da Aeronáutica, ou seja, a verdade é que nenhuma dessas inteligências serviu para avisar ao Presidente da República que poderia ter acontecido isso”, disse Lula.

Embora seja um órgão civil, a Abin também deve passar por um processo de desmilitarização, com a saída de integrantes das Forças Armadas, da ativa ou da reserva.

O próprio presidente também já demonstrou publicamente desconfiança em relação à atuação de militares e órgãos de inteligência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Teste mostrou DNA de Daniel Alves dentro de corpo de suposta vítima, diz jornal espanhol
Produção industrial aumenta em 10 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em dezembro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play