Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 3 de fevereiro de 2026
O governador Eduardo Leite anunciou ontem que até o final do mês encaminha à Assembleia para apreciação em regime de urgência, o projeto de lei que autoriza o funcionamento da loteria estadual em quatro modalidades. O governador falou para um grupo de jornalistas ontem ao chegar na Assembleia Legislativa, para participar da posse do novo presidente, deputado Sergio Peres (Republicanos). Uma das quatro modalidades que vai constar no texto do projeto, será autorização de apostas esportivas (bets) em âmbito estadual. Esta modalidade encontra rejeição em várias bancadas, inclusive dentro da base do governo. Por esta razão, esta parte do projeto está sendo vista como o “bode na sala” colocado pelo governo como moeda de negociação para a aprovação das demais que integram o projeto de retomada das loterias do estado.
No protocolo da CPMI do Banco Master, deputado afirma que “esse escândalo deixa a Lava Jato no Chinelo”.
Parlamentares de oposição ao governo Lula protocolaram, ontem, o primeiro pedido de instalação de uma CPI do Banco Master. Autor do pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o escândalo financeiro do Banco Master no Congresso Nacional, o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) disse que “o caso do Banco Master deixa a Lava Jato no chinelo”. O pedido conta com a assinatura de 280 parlamentares, dos quais 42 senadores e 238 deputados, número superior ao mínimo exigido de pelo menos 171 deputados e 27 senadores.
Deputado Frederico insiste que “CPI dos Contratos de concessão foi instalada sem nenhum fato concreto”
O deputado Frederico Antunes (PP) criticou mais uma vez o fato da CPI dos Contratos de Concessão de Rodovias, a chamada CPI dos Pedágios ter sido instalada sem um fato concreto que apontasse alguma irregularidade. Líder do Governo, o deputado renovou a crítica na última reunião da CPI, quando foi ouvido representante técnico do Tribunal de Contas do Estado, que revelou não existirem apontamentos de irregularidades, mas 28 apontamentos de potenciais problemas que aguardam esclarecimentos.
— Onde está o fato determinado? Por isto eu me autoconvoquei para estar nesta comissão. Eu quero acompanhar até o fim para saber aonde está a irregularidade, a ilegalidade que foi apresentada, porque esta CPI foi iniciada sem ter uma irregularidade. Eu quero deixar claro isso. A resposta que obtivemos agora pelo órgão de Contas é de que não existe nenhuma irregularidade que levasse a nós termos instalado uma CPI. Hoje ainda não há apontamentos de irregularidades. Existem apontamentos de observações que estão sendo respondidas, destacou Frederico Antunes.
Reunião da CPI desta terça foi cancelada
O presidente da CPI dos Contratos, deputado Paparico Bacchi (PL) anunciou que, em razão do falecimento do ex-deputado Frei Sérgio Görgen, os deputados integrantes da Comissão decidiram, em comum acordo, remarcar a Reunião Ordinária prevista para esta terça-feira, dia 4 de fevereiro. A nova data sugerida é 23 de fevereiro, às 16h, informou o deputado.
Transporte público, piso do magistério e combate ao feminicídio na pauta de Sebastião Melo em Brasília
A vice-prefeita Betina Worm assumiu a prefeitura de Porto Alegre. Desde ontem o prefeito Sebastião Melo está em Brasília. Nesta quarta-feira, o prefeito participa de reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Como presidente em exercício da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, Melo vai tratar da aprovação do Marco Legal do Transporte Público Coletivo Urbano e sobre o piso do magistério. No Palácio do Planalto, participa do lançamento do Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio. À tarde, o prefeito se reúne com a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Brasil, Gleisi Hoffmann.
Posse da administração do Tribunal Militar do RS para o biênio 2026-2027
Nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, às 15 horas, o Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul realiza a solenidade de posse da Administração Eleita para o biênio 2026–2027. O evento ocorrerá no plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre. Serão empossados:
– Desembargador Militar Rodrigo Mohr Picon, Presidente;
– Desembargador Militar Sergio Berni de Brum, Vice-Presidente;
– Desembargadora Militar Gabriela John dos Santos Lopes, Corregedora da Justiça Militar;
– Desembargador Militar Fabio Duarte Fernandes, Ouvidor da Justiça Militar;
– Desembargador Militar Amílcar Fagundes Freitas Macedo, Diretor da Escola Judicial Militar;
– Desembargadora Militar Maria Moura, Ouvidora da Mulher.
Construção de barragem de Arvorezinha avança no Rio Grande do Sul
A propósito das obras da Barragem de Arvorezinha, em Bagé, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional encaminhou ao jornalista Flavio Pereira a seguinte nota:
“Uma das principais obras voltadas à segurança hídrica do Rio Grande do Sul, a Barragem de Arvorezinha, em Bagé, recebeu a visita técnica de representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
O diretor do Departamento de Obras Hídricas (DOH) da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), Marcus Cardoso, acompanhou a visita. De acordo com ele, o monitoramento técnico permanente é fundamental para assegurar a qualidade e o avanço contínuo dos serviços. ‘Foi possível constatar o progresso das frentes de trabalho, especialmente na execução do canal de descarga e na concretagem do vertedouro’, explicou.
A Barragem de Arvorezinha é considerada estratégica para a segurança hídrica do estado e integra o programa Água para Todos, do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O empreendimento busca garantir o abastecimento regular de água para mais de cem mil pessoas, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento da resiliência hídrica na região.
Com investimento federal e gestão do MIDR, a barragem representa um passo importante para ampliar a oferta de água e reduzir a vulnerabilidade hídrica”.
Por Flavio Pereira