Terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de janeiro de 2026
O Grêmio apresentou oficialmente, na tarde desta terça-feira (13), o atacante José Enamorado, que completa 27 anos justamente no dia da chegada ao clube. O colombiano recebeu a camisa 99 das mãos do vice de futebol Antônio Dutra Jr. e do diretor Rafael Lima, em cerimônia realizada na sala de imprensa do CT Luiz Carvalho.
Acompanhado de empresários, da esposa e da filha, Enamorado afirmou viver a maior oportunidade da carreira e demonstrou ansiedade para estrear sob comando de Luís Castro. “Muito contente e ansioso de poder somar minutos com esta maravilhosa instituição. Quero já que arranque meus primeiros minutos na Arena do Grêmio. É uma linda oportunidade para minha carreira. Agora é trabalhar fortemente, humildemente e somar à equipe o quanto eu puder”, declarou.
Formado no futebol colombiano, Enamorado destacou que pode atuar pelos dois lados do campo, embora tenha jogado mais pela direita no Junior Barranquilla. “Sou um jogador rápido, bom no um contra um, gosto de estar na frente do ataque e não tenho problema em atuar pela direita ou esquerda”, explicou.
O atacante também ressaltou a felicidade de jogar no futebol brasileiro e revelou o sonho de conquistar espaço para uma futura convocação à seleção da Colômbia, citando Luis Díaz e James Rodríguez como referências.
Enamorado viveu o melhor momento da carreira em 2025, quando marcou 11 gols e deu 7 assistências em 53 partidas, sendo eleito melhor jogador no título do Torneio Clausura.
Contratado por cerca de US$ 3 milhões, o colombiano assinou vínculo com o Grêmio até o final de 2028. Ele chega para reforçar o setor ofensivo, que já conta com Tetê, Amuzu e Willian, além dos jovens Roger e Gabriel Mec.
Além de Enamorado, o Grêmio já anunciou outros dois reforços para a temporada: o meia-atacante Tetê e o lateral Caio Paulista, evidenciando a estratégia de fortalecer o elenco para as competições nacionais e internacionais.