Terça-feira, 13 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de maio de 2025
As Mosqueteiras voltaram a atuar pelo Campeonato Brasileiro Feminino, na tarde desta segunda-feira (12). Em partida disputada na Ilha do Retiro, pela 10ª rodada da competição nacional, o Grêmio ficou no empate em 1 a 1 com o Sport Recife. O gol gremista foi anotado por Maria Dias.
A primeira oportunidade foi do time da casa. Após cobrança do escanteio, a bola ficou com a goleira Letícia Rodrigues. Na saída de jogo, a bola foi interceptada e o cruzamento feito na área gremista. O desvio de cabeça ia encobrindo a arqueira do Tricolor, mas ela conseguiu dar dois passos para trás e espalmar a conclusão para escanteio.
Depois disso, o Grêmio foi gradativamente valorizando a posse de bola para ter mais volume de jogo e passar a atacar cada vez com maior perigo. Depois de duas investidas sem melhor acabamento, as Mosqueteiras abriram o marcador. Bia Santos recebeu o passe para dominar girando o corpo. Mesmo derrubada, ela se levantou para ter vantagem e dar um passe milimétrico para Maria Dias ingressando na área. Na saída da goleira, Dias bateu de perna direita. A bola ainda foi abafada, mas não o suficiente para tirar da direção do gol. 1 a 0!
O Grêmio criou mais duas chances em sequência. Aos 22 minutos, após roubada de bola no campo de ataque, Giovaninha recebeu pelo lado esquerdo da área. Logo deu o passe atravessando a área, pegando Maria Dias livre do lado direito. Em velocidade, ela chegou batendo firme, mas pegou muito mal, mandando por sobre a meta. Grande chance desperdiçada. Em nova roubada de bola na intermediária ofensiva, aos 23 minutos, Bia Santos fez grande jogada individual para cortar três marcadoras, invadir a área e arriscar o chute. A bola explodiu na última defensora ou seria o segundo gol gremista.
Depois disso, o jogo ficou morno, sem lances de maior presença ofensiva das duas equipes. Aos 40 minutos, as Leoas adiantaram a marcação e conseguiram ganhar a dividida na entrada da área. A atacante foi acionada no comando para girar o corpo e rolar para trás. Layza chegou com liberdade para bater firme, no ângulo, e deixar tudo igual.
Para a etapa final, Drika entrou no lugar de Maria Dias. Aos cinco minutos, Raissa Bahia foi acionada no fundo do campo, pela esquerda e fez bom cruzamento. Antes que a bola chegasse na segunda trave para Drika, a goleira do Sport deu uma ponte para dar um tapa na bola, evitando a conclusão.
Melhor no duelo, o Grêmio teve duas chances em sequência. Aos nove minutos, Gisele roubou a bola no ataque, invadiu a área em velocidade e bateu de canhota, para defesa da goleira. No minuto seguinte, Pini deu o passe por elevação e Bia Santos cruzou rasteiro. Drika fechou na pequena área para desviar e a goleira conseguiu defender em dois tempos.
Mais uma troca foi promovida pela técnica Thaissan Passos. Montoya entrou na partida para a saída de Jessica Peña. Aos 15 minutos, Montoya interceptou o passe do ataque e fez o cruzamento. A zaga rebateu e Drika chegou chutando de primeira. A bola bateu na marcação e Gisele tentou concluir forte novamente, mas a goleira fez a defesa no centro da meta.
Aumentando a pressão pelo gol da vitória, as Mosqueteiras tiveram grande chance aos 19 minutos. Gisele roubou a bola no meio de campo e carregou livre até a intermediária ofensiva. Na conclusão, bateu em cima da goleira que estava no limite da grande área, desperdiçando o gol da vantagem.
Depois disso, o ritmo gremista caiu bastante e não houve melhor combinação ofensiva para criar novas chances. Por fim, Amanda Brunner e Katielle entraram na equipe, para as saídas de Pini e Raissa Bahia. As Leoas chegaram em duas oportunidades seguidas aos 35 e 36 minutos, porém pecaram nas conclusões.
Aos 40 minutos, Katielle deu o passe para Bia Santos no centro. Ela passou da marcação e arriscou o chute de longa distância, porém a bola foi no meio do gol, facilitando a defesa da goleira do Sport. Quatro minutos depois, Yamila Rodriguez fez a roubada de bola para conduzir e arriscar o chute da entrada da área. Novamente a bola foi no centro para a tranquila intervenção da arqueira adversária.
Nos acréscimos, o Grêmio teve boa escapada e a bola foi aberta pelo lado esquerdo da área para Drika. Ele foi ao fundo do campo e cruzou rasteiro. A bola passou na risca da pequena área, chegou na segunda trave e a última defensora tirou na hora para escanteio a conclusão do ataque Tricolor.
Com o empate, o Grêmio seguiu na 11º colocação na tabela, com 11 pontos somados em 10 partidas. Volta a atuar no domingo (18), quando recebe o RB Bragantino às 16h, no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.