Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 5 de dezembro de 2025
Sem chances de conquistar uma vaga na Pré-Libertadores, o Grêmio quer fechar o Brasileirão neste domingo (07) assegurando pelo menos sua vaga na Copa Sul-Americana de 2026. Para isso, precisa pelo menos de um empate diante do já rebaixado Sport, na Ilha do Retiro. O Tricolor ocupa a 11ª posição, com 46 pontos.
Já o Leão quer terminar o Brasileirão com dignidade. Foram apenas duas vitórias em 37 jogos disputados, somando 17 pontos e é lanterna. O Sport é a segunda equipe na história do Brasileirão de pontos corridos (desde 2003) a chegar na última partida com apenas duas vitórias ou menos – a Chapecoense, em 2021, venceu um jogo.
O técnico Mano Menezes contará com os retornos de Carlos Vinicius e Amuzu para a despedida do Brasileirão. Dodi está fora pelo acúmulo de três cartões amarelos. Por outro lado, o departamento médico segue com Noriega, Balbuena, Braithwaite, Cristian Olivera, João Pedro, Rodrigo Ely e Villasanti.
Do outro lado, o técnico César Lucena não tem novas baixas para escalar o já rebaixado Sport. Isso porque, não teve expulsos ou amarelados contra o Bahia na última rodada, e nem teve jogadores suspensos. Mas, algumas mudanças podem acontecer por opções técnicas.
As duas equipes já se enfrentaram 53 vezes de forma oficial ao longo da história, com 24 vitórias do Grêmio, 15 do Sport e 14 empates. No mais recente encontro, dia 10 de agosto de 2025, pelo primeiro turno do Brasileirão, o Sport ganhou por 1 a 0, em Porto Alegre.