Sábado, 17 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 17 de janeiro de 2026
A Base Gremista avançou com goleada para a próxima fase da Copa São Paulo 2026. Em um jogo totalmente controlado pelo Tricolor na noite de sexta-feira (16), o placar de 4 a 1 sobre o América-RN foi construído naturalmente, confirmando a vaga para as quartas de final da competição. João Borne, Pedro Gabriel, Vitor Ramon e Adrielson anotaram os gols da noite na Arena Plinio Marin, em Votuporanga.
O primeiro lance de perigo chegou cedo, aos três minutos com João Borne. O goleiro adversário impediu o gol após forte chute em cobrança de falta. Seguindo um ritmo intenso, o Tricolor manteve a ocupação do campo de ataque. Com nove minutos, o atacante Harlley acertou o travessão em outro bom chute de fora da área.
A equipe adversária só chegou na área gremista aos 19 minutos após infiltração pelo lado direito, que resultou em escanteio afastado pela defesa. Sem perigo, o Grêmio manteve a intensidade cercando a área do América-RN.
Após a parada para hidratação, o Tricolor ampliou o domínio de bola, circulando por todos setores e dominando as principais jogadas. Outra boa chance de gol desperdiçada veio dessa combinação de passes, que originou um cruzamento do lado direito para cabeceio do centroavante Harlley, que passou sobre o gol aos 32 minutos da etapa inicial.
A estratégia do Tricolor ficou bem clara durante o primeiro tempo, rodando a bola de um lado para o outro buscando espaços. Com 40 minutos, o gol chegou em cruzamento do lado esquerdo e contando com uma falha do goleiro Anthony, que saiu errado e deu sobra para João Borne arrematar de dentro da área para abrir o placar.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Fernando Garcia voltou sem trocas na equipe que começou a partida.
Precisando buscar o gol de empate, o América-RN iniciou a etapa final com mais pressão no ataque, causando preocupações para a defesa gremista.
Aos 12 minutos da etapa final, o Grêmio ampliou em um golaço anotado por Pedro Gabriel. Após receber no meio campo, o lateral esquerdo gremista conduziu com liberdade e chutou forte e alto em diagonal, encobrindo o goleiro e acertando o ângulo. Grêmio 2 a 0.
A primeira alteração do Tricolor ocorreu aos 16 minutos com a entrada de Adrielson na vaga de Ryan.
O desconto no placar ocorreu com cabeceio de Caio, que subiu sozinho para cabecear e marcar o gol do América-RN aos 20 minutos do segundo tempo. Grêmio 2×1.
Com 29 minutos, o técnico Fernando Garcia efetuou a segunda troca na equipe com a entrada de Iago Valeije na vaga de Artur Junior.
A resposta do Grêmio veio de forma estudada, sem pressa, analisando o adversário que fechou os lados do campo nas investidas do Tricolor. Aos 30 minutos, o terceiro gol nasceu de forma diferente dos outros dois, com uma jogada mais centralizada. Após uma rebatida da defesa, Vitor Ramon aproveitou a entrada na área e avançou em direção ao gol para finalizar e anotar o terceiro do Tricolor.
Na reta final do jogo, as últimas trocas da equipe gremista com as entradas de Zortéa, Bernardo Tramontini e Bernardo Ferreira nas vagas de Vitor Ramon, Pedro Gabriel e João Borne.
A classificação com goleada sobre o América-RN foi concretizada com mais um gol aos 48 minutos de jogo. Após cruzamento pelo lado esquerdo, a defesa adversária não afastou e Adrielson aproveitou para dominar e escolher o canto para marcar o quarto gol do Grêmio.
Com o resultado de 4 a 1, o Grêmio avança para as quartas de final e enfrenta o Ceará, que venceu o XV de Jaú. A Federação Paulista de Futebol informou que o jogo será neste domingo (18).