Sexta-feira, 16 de maio de 2025

Gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos; saiba mais sobre a doença

Após a confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja em Montenegro, no Vale do Rio Caí, a Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS) garantiu, nesta sexta-feira (16), que o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou em pontos de venda é seguro.

“A população pode se manter segura, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, afirmou a pasta.

“Com a confirmação do foco, o Serviço Veterinário Oficial do RS desencadeou as ações previstas no Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, com isolamento da área em Montenegro e eliminação das aves restantes para que seja iniciado o protocolo de saneamento da granja. Será conduzida investigação complementar em raio inicial de 10 quilômetros da área de ocorrência do foco e de possíveis vínculos com outras propriedades. A mortalidade de aves no zoológico de Sapucaia do Sul, que está fechado para visitação, também foi atendida, e a Seapi aguarda o resultado do sequenciamento”, disse a secretaria.

Esse é o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil. O vírus circula no mundo desde 2006, principalmente na Ásia, na África e no Norte da Europa.

A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode acometer humanos.

Entre os principais sintomas apresentados nas aves, estão dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia e alta mortalidade.

Todas as suspeitas de influenza aviária devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Tadalafila: venda de remédio para disfunção erétil cresce 20 vezes em dez anos no Brasil e bate recorde
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias em razão do foco de gripe aviária
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play