Segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 10 de novembro de 2025
O Grupo Centelha inicia nesta semana uma temporada do espetáculo Beco de Três Ruas no Teatro Renascença, em Porto Alegre. Com direção de Dani Reis e dramaturgia de Yannikson, a peça será apresentada de 14 a 23 de novembro, sempre às sextas e sábados, às 20 horas, e aos domingos, às 19 horas.
Vencedor de 30 prêmios em festivais de teatro do Rio Grande do Sul, incluindo melhor espetáculo, direção e texto original, Beco de Três Ruas narra a vida de cinco personagens que precisam controlar a entrada de pessoas em sua pequena cidade para evitar a superlotação. A chegada de Tânia, vinda da Alta População, provoca estranhamentos e revela vazios nunca antes percebidos, em uma trama que explora segredos e sentimentos humanos.
O espetáculo conta com trilha sonora original, tocada e cantada ao vivo pelo elenco, além de um cenário construtivista composto por caixas que desenham as cenas ao longo da narrativa.
Com atmosfera dramática, a peça aborda reflexões sobre apegos, angústias e sensações do ser humano, destacando também a representação de personagens LGBTQIAP+ com naturalidade, reforçando a importância das relações não-héteros nas narrativas contemporâneas.
O Teatro Centelha, formado majoritariamente por artistas egressos da UERGS, vem se consolidando como referência na cena teatral gaúcha pela originalidade e profissionalismo de suas criações. Beco de Três Ruas é considerado o trabalho de maior destaque do grupo até o momento.
Serviço
Datas: 14, 15, 16, 21, 22 e 23 de novembro
Horários: sextas e sábados às 20 horas / domingos às 19 horas
Local: Teatro Renascença – Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues (Av. Érico Veríssimo, 307 – Menino Deus, Porto Alegre/RS)
Classificação: 12 anos
Duração: 55 minutos
Ingressos: Sympla
Ficha Técnica
Direção: Dani Reis
Dramaturgia: Yannikson
Elenco: Cris Rosa, Dani Reis, Gabriele Manteze, Matheus Ramires e Yannikson
Trilha Sonora: Joana Orth e Dani Reis
Figurinos: Eduardo Arruda e Dirce Orth
Caracterização: Matheus Ramires
Preparação vocal: Joana Orth
Iluminação: Fabi Santos
Cenografia: Dani Reis
Redes sociais e material gráfico: Dani Reis e Yannikson
Produção: Teatro Centelha