Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Grupo de torcedores do Inter são os responsáveis pela homenagem ao ex-técnico Abel Braga

A estátua é fruto de uma doação e homenagem de um grupo de colorados que se mobilizou de forma autônoma para reconhecer Abel Braga, ex-técnico do Internacional. Entre eles estão Aluizio Merlin Ribeiro, Carlos Marum, Cláudio Bier, Felipe Vieira, João P. Lamana Paiva, Jorge Feres Uequed, Rogério Ferrari, Sadi Andrighetto e Vitor Silveira. Cada um contribuiu de maneira decisiva, com apoio financeiro ou organizacional, para que a obra fosse possível.

O presidente da FIERGS, Cláudio Bier, coordenador do grupo de colorados apaixonados, explicou: “Esse grupo de amigos aqui, na mesa número um do Bar do Tato, resolveu que Abel merecia uma estátua. Primeiro, porque nos deu o campeonato mundial contra o Barcelona. Segundo, porque agora, numa situação dessas, um homem com o prestígio dele veio até aqui para não deixar o Internacional cair para a segunda divisão. Lá no clube, para realizar esta homenagem com uma estátua, teria que passar por conselhos e demoraria anos. Nós resolvemos fazer por conta própria, com uma vaquinha, e deu certo.”

O ex-ministro Carlos Marum reforçou o caráter simbólico da homenagem: “A ideia demorou uns 15 segundos para ser tomada. Foi dada, aceita, e o Cláudio Bier já saiu atrás de projeto e orçamento. Em pouco tempo estava tudo encaminhado. Isso não é apenas uma homenagem ao técnico vitorioso, mas ao homem Abel, pela atitude digna que ele teve naquele momento. É na dificuldade que se mede a dignidade do homem. Se o Internacional tivesse caído, seria uma gozação interminável. A vitória contra o Bragantino foi fundamental, mas acima de tudo, a atitude do Abel deve servir de exemplo.”

A solenidade contará também com a presença de três ex-presidentes do Internacional: Fernando Carvalho (2003–2007), que comandou o clube na conquista da Libertadores e do Mundial de 2006; Giovanni Luigi (2011–2014), responsável por títulos como a Recopa Sul-Americana de 2011 e campeonatos gaúchos; e Marcelo Medeiros (2017–2020), que liderou o clube em sua volta à Série A e na campanha da Copa do Brasil de 2019.

O lançamento da estátua acontece nesta segunda (15/02), às 11h, no tradicional Bar do Tato, localizado na beira-mar, em frente à SABA, na praia de Atlântida. (por Gisele Flores – gisele@pampa.com.br)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Fora de casa, Inter enfrenta o Ypiranga pela semifinal do Gauchão
“Nenhuma vergonha”, Barack Obama fala pela primeira vez sobre vídeo publicado por Donald Trump
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play