Domingo, 28 de setembro de 2025

Grupo gaúcho Bando de Brincantes apresenta espetáculo na Alemanha

Em outubro, o grupo gaúcho Bando de Brincantes apresentará na Alemanha o espetáculo teatral-musical “Bambu Bambá”. As apresentações estão marcadas para a próxima quarta (1º) e quinta-feira no Heinz-Hilpert-Theater, da cidade de Lünen. A iniciativa resulta da política nacional Aldir Blanc, por meio de financiamento do Programa Pró-Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, em realização do Ministério da Cultura.

Com dramaturgia original de Viviane Juguero, que assina a direção junto com Jessé Oliveira, “Bambu Bambá” acompanha a emocionante jornada do menino Bambá (interpretado por Éder Rosa), obrigado a deixar sua comunidade em busca de novos horizontes. Enfrentando uma série de desafios, ele descobre a força de suas raízes culturais e a importância de aprender com novas experiências.

Além da estética inovadora na combinação de artesanalidade e tecnologia, a peça encanta o público ao integrar movimentos acrobáticos dinâmicos, projeções visualmente impactantes e uma trilha sonora envolvente executada ao vivo pelo performer Henrique Rosa Juguero, por vezes como um DJ ou, em outros momentos, tocando percussão ou acordeon, sob direção musical de Everton Rodrigues.

“Bambu Bambá” celebra a diversidade individual e a riqueza das múltiplas culturas, promovendo uma mensagem poderosa sobre inclusão, resiliência e a beleza da transformação. Por meio de uma narrativa que emociona e diverte, cada passo do protagonista proporciona uma lição sobre pertencimento e adaptação, mostrando que, apesar dos desafios, as raízes permanecem firmes e a aprendizagem se tornam oportunidade de crescimento.

O espetáculo aborda a temática da diáspora por meio de uma linguagem não verbal que é universal e pode ser compreendida por crianças dos mais diversos países, com base na lógica do lúdico infantil. O próprio título é uma brincadeira sonora similar às parlendas e trava-línguas, populares em diversos países e culturas.

Sobre o grupo

O Bando de Brincantes é um coletivo de arte dedicado à criação de trabalhos para o público infantojuvenil, por meio de uma estética que celebra a brasilidade. Formado majoritariamente por pessoas negras e de origem periférica, o grupo tem por objetivo proporcionar empoderamento a crianças por meio da representatividade e da promoção da beleza da diversidade, com base em trabalhos emocionantes, divertidos e reflexivos.

A trupe completa em 2025 duas décadas de atuação, durante as quais realizou várias peças de teatro, criações audiovisuais, livros, CDs e cursos, unindo a prática artística a investigações sobre arte, educação e infância, em níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O Bando já se apresentou para milhares de crianças nos mais distintos ambientes sociais, no Brasil e no exterior, mantendo laços colaborativos com diversas redes e instituições nacionais e internacionais. Na lista está o Nordic Black Theatre, na Noruega, onde a diretora do coletivo integra o corpo docente.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Em Buenos Aires, governador gaúcho reforça disposição do RS em ampliar cooperação turística com a Argentina
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play