Segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Grupo Lebes se transforma em ecossistema do varejo e deve faturar cerca de R$ 2 bilhões em 2026

A tradicional rede varejista Lebes anunciou oficialmente a reconfiguração da empresa como Grupo Lebes. O movimento formaliza a integração das Lojas Lebes com outras operações nas áreas financeira e logística, consolidando um modelo verticalizado e multifacetado que é tendência no segmento.

Fundada em 1956, em São Jerônimo (RS), a Lojas Lebes passou a figurar, recentemente, entre as 10 maiores redes de departamento do país. A companhia tem, hoje, mais de 300 unidades nos três estados da Região Sul, nos formatos tradicional, express e life store, além do e-commerce. Conta ainda com uma indústria de vestuário que abasteceu suas lojas com mais de 800 mil peças no ano passado e que, agora, desenvolve as marcas de roupas Vestile e Debrim.

A virada para o modelo de grupo já vinha se delineando nos últimos anos, a partir da gestão de Otelmo Drebes, que assumiu, em 2015, a presidência da empresa, até então liderada pelo pai, Otelio Drebes. Com visão ousada e passos cautelosos, ele lançou em 2021 a IntechLog, como braço de inteligência logística, e o complexo logístico Ellosul, em Guaíba (RS), no ano passado. Com investimento estimado de R$ 500 milhões e previsão de gerar até 3 mil empregos, o empreendimento, de 63 hectares, inclui sete módulos e já abriga o novo centro de distribuição da rede Lebes, dobrando a capacidade de armazenamento.

Otimizar a cadeia logística era condição essencial para suportar o crescimento e a competitividade do varejo, integrando ao ecossistema rotas fixas, automação de processos e controle logístico de ponta a ponta, além de um gerenciamento mais eficiente do armazenamento, transporte e fluxos de distribuição. Ao mesmo tempo, o braço financeiro do grupo fortalece a oferta de crédito interno, facilitando as vendas e a fidelização de clientes.

Na área financeira, são três empresas:
Lebes Cobrança: que atende clientes da rede de varejo;
Lebes Financeira: que oferece financiamentos;
FIDC: um fundo de investimentos.

“Nossa origem é de uma empresa familiar, e temos muito orgulho porque essa essência permanece conosco na cultura humanizada e próxima que fazemos questão de manter. Só que crescemos e, agora, queremos mais do que multiplicar lojas, mas, sim, elevar o Grupo Lebes a uma plataforma completa, integrada, que entrega valor em cada elo da cadeia, desde a produção até a experiência do cliente”, afirma o presidente que, em meio às mudanças, precisou enfrentar desafios econômicos, sociais e climáticos, como a enchente de 2024.

“É preciso planejar com confiança e agir. Percalços sempre vamos enfrentar”, explica. “Com o reposicionamento, fortalecemos nossa estratégia omnicanal, com maior controle financeiro e operacional, e maior sinergia entre empresas. Essa integração potencializa o negócio, reduzindo custos, atendendo melhor o cliente e oferecendo vantagens competitivas”, comemora Otelmo.

Inovação e tecnologia

O processo de inovação da empresa acompanha o movimento do varejo. Os ecossistemas têm alavancado negócios do segmento, em um caminho sem volta. Para estar operando neste formato hoje, o Grupo Lebes vem planejando há anos. E, com isso, o uso de tecnologia é uma premissa.

A inteligência artificial já é parte dessa estratégia em todas as unidades de negócio. Nas áreas do varejo e financeira, a IA apoia processos de análise de crédito, recomendação de produtos e personalização da jornada de compra. Na área comercial, ajuda a prever demandas, definir sortimentos e fazer uma precificação inteligente e apoiando decisões mais precisas a partir da análise comportamento de consumo  — o que também ajuda a equipe de Marketing na  segmentação de públicos e apoio na criação de materiais e campanhas.

Além disso, são mais de 400 processos automatizados, como o pagamento e a aprovação de crédito, o que reduz o tempo de atendimento e aumenta a eficiência do time de vendas. Na logística, esses sistemas gerenciam rotas e despachos, agilizando as entregas e otimizando custos. Nas áreas administrativas, como financeira, TI e RH, a automação de processos burocráticos organiza rotinas, reduz erros e libera as equipes para tarefas de maior valor estratégico.

Na rede de lojas, além do app Lebes para os clientes realizarem compras online e se relacionarem com a empresa, os vendedores contam com o app Resolve, que permite verificar estoque de produtos, histórico de compras e limite de crédito disponível, resolvendo tudo de forma imediata. Além disso, a agilidade de atendimento é foco constante. Por isso, além dos apps, existem os pontos de autoatendimento nas lojas e o recurso de biometria facial, que permite realizar pagamentos sem cartão físico ou documento de identificação. 

“De forma geral, essas ferramentas aceleram processos, eliminam etapas manuais e melhoram a experiência do cliente – reforçando o posicionamento da Lebes como uma empresa conectada à inovação e ao uso inteligente da tecnologia”, afirma o presidente Otelmo Drebes. 

Sobre o Grupo Lebes

Fundado há 69 anos no Rio Grande do Sul, o Grupo Lebes nasceu a partir de seu negócio âncora: as Lojas Lebes, uma das maiores redes varejistas da Região Sul do país, que hoje conta com mais de 300 unidades e consolidou-se como uma das 10 maiores redes de departamentos de varejo brasileiro – atuando nos formatos tradicional, express e life store, além do e-commerce. Com mais de 800 mil peças produzidas anualmente para suas lojas, a Lebes Indústria do Vestuário é responsável por fabricar as linhas de roupas das marcas próprias Vestile e Debrim. Nos últimos anos, sob gestão de Otelmo Drebes, a companhia vem agregando uma série de novos negócios nas áreas financeira e de logística, transformando-se em um ecossistema que também reúne Lebes Financeira, Lebes Cobrança, Fundo de Investimento – FIDC, IntechLog — inteligência estratégica para gerenciamento da frota e otimização de rotas —  e Ellosul — o maior complexo logístico do Rio Grande do Sul.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Grande Oriente do Rio Grande do Sul celebra 132 anos com sessão magna pública e homenagem ao legado maçônico
Justiça Eleitoral ganha voz feminina com Jane Vidal no TRE-RS
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play