Segunda-feira, 05 de janeiro de 2026

Guias do IPTU 2026 de Porto Alegre passam a incluir o Cadastro Imobiliário Brasileiro

As guias do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2026 de Porto Alegre passarão a trazer o CIB (Cadastro Imobiliário Brasileiro). O identificador nacional será incluído nos documentos do imposto como parte do processo de adequação do município às diretrizes da Reforma Tributária.

O CIB é um número único que identifica cada imóvel no país, permitindo a integração de informações mantidas por prefeituras, cartórios e outros órgãos públicos. O cadastro serve como base para a unificação de dados imobiliários e para o acompanhamento da tributação sobre imóveis no novo modelo tributário.

Segundo a superintendente da Receita Municipal, Sandra Quadrado, a medida prepara o município para as mudanças previstas a partir de 2026. “A inclusão do CIB permite qualificar e integrar os dados cadastrais dos imóveis, o que é fundamental para a aplicação da Reforma Tributária e para o aprimoramento da gestão tributária municipal”, afirma.

A inscrição no Cadastro Imobiliário Brasileiro é gratuita e ocorre de forma automática, sem necessidade de solicitação por parte do contribuinte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

EPTC retira mais de 1,3 mil veículos abandonados das ruas de Porto Alegre em 2025
Semana inicia com 604 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play