Domingo, 28 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 28 de setembro de 2025
O braço armado do Hamas declarou neste domingo (28) que perdeu contato com dois reféns durante os intensos bombardeios israelenses na Cidade de Gaza nas últimas 48 horas.
As Brigadas Ezedin al-Qassam informaram, em comunicado, que houve “perda de contato com os prisioneiros (…) devido às brutais operações militares e aos violentos ataques nos bairros de Sabra e Tal al-Hawa durante as últimas 48 horas”. Essas regiões têm sido alvo de operações aéreas e terrestres mais intensas por parte das forças israelenses.
Não é a primeira vez que o movimento islâmico anuncia ter perdido contato com reféns. Em uma ocasião anterior, um cidadão israelense-americano foi dado como desaparecido, mas acabou libertado poucos dias depois. Desde o início da ofensiva em Gaza, o Exército israelense tem ordenado em diversas ocasiões que os palestinos se desloquem para o sul da Faixa.
O ataque de 7 de outubro de 2023 deixou 1.219 mortos em Israel, em sua maioria civis, segundo balanço da AFP baseado em dados oficiais. Das 251 pessoas sequestradas naquela data, 47 ainda permanecem em Gaza, das quais 25 são consideradas mortas pelo Exército israelense.
Em resposta, a ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza já causou 66.025 mortes, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde do governo do Hamas, que são também usados pela ONU (Organização das Nações Unidas). (Com informações de O Globo)