Domingo, 27 de abril de 2025

Holandeses planejam jogar ovos em iate de Jeff Bezos caso ponte seja desmontada para passagem da embarcação

Um grupo de moradores de Roterdã, na Holanda, planeja atirar ovos podres e tomates no iate de luxo construído para o fundador da Amazon, Jeff Bezos. A manifestação vai ocorrer caso a prefeitura do município confirme que uma ponte histórica será desmontada para a passagem da embarcação avaliada em  500 milhões de dólares (o equivalente a 2,6 bilhões de reais).

O protesto foi convocado pelo Facebook. Até o momento, 3,6 mil pessoas confirmaram presença e outras 12,7 mil demonstraram interesse em participar.

A manifestação é organizada por Pablo Strörmann, morador da cidade. “Chamando todos os moradores de Roterdã, traga uma caixa de ovos (podres) ou se você quiser manter-se vegano, tomates. E vamos jogá-los em massa no superiate de Jeff quando ele navegar pela ponte em Roterdã”, diz a descrição do evento.

A controvérsia começou em 2 de fevereiro, quando a prefeitura do município informou que havia concordado em desmontar a Ponte Koningshaven para a passagem do iate. A embarcação do empresário bilionário está em construção no estaleiro na cidade de Alblasserdam. Para chegar ao mar aberto, ela precisa passar por Roterdã e tem essa ponte como obstáculo.

Chamado de Y721, a embarcação de Bezos será o maior iate à vela do mundo, segundo a Boat International. Ele é avaliado em US$ 500 milhões (equivalente a R$ 2,6 bilhões), tem 127 metros de comprimento e três mastros para velas. Já a ponte tem 41 metros de um lado ao outro do Rio Nieuwe Maas e 70 metros de altura no ponto mais alto.

A Ponte Koningshaven foi construída em 1877 e era giratória. Em 1927 passou a ser uma ponte elevatória, devido às colisões de navios contra os pilares. Chamada de “De Hef” pelos moradores de Roterdã, a ponte hoje é um monumento e não deveria sofrer intervenções.

“Roterdã foi construída a partir dos escombros pelo povo, e não a desmontamos para passagem do símbolo fálico de um bilionário megalomaníaco. Não sem luta!”, diz a descrição do evento, no Facebook.

Após a polêmica sobre a ponte, o prefeito de Roterdã, Ahmed Aboutaleb, afirmou que não recebeu nenhum pedido oficial para desmontar a ponte Koningshaven e permitir a passagem do iate.

“Acho o tumulto bastante peculiar. Nenhuma decisão foi tomada ainda, nem mesmo um pedido de autorização recebemos”, disse Aboutaleb em entrevista ao jornal Algemeen Dagblad.

No entanto, o jornal The Washington Post, que pertence a Bezos, informou que a ponte será desmontada, mas que os planos exatos de trabalho, cronograma e custos ainda não foram definidos. A publicação também adiantou que o bilionário e a empresa que constrói a embarcação vão arcar com os custos para desmontar a ponte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

O novo investimento de Jeff Bezos: achar a fórmula da imortalidade
Fracasso nos Estados Unidos, “Moonfall: Ameaça Lunar” estreou em 1º lugar nas bilheterias do Brasil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play