Terça-feira, 30 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 29 de setembro de 2025
Por volta das 9h dessa segunda-feira (20), um homem foi executado a tiros na calçada em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Loureiro da Silva, na rua Capivari (bairro Cristal), Zona Sul de Porto Alegre. O impacto psicológico do crime e a necessidade de isolamento da área para realização de perícia técnica motivaram a interrupção das aulas na instituição pelo restante do dia.
Testemunhas relataram à Brigada Militar (BM) que o autor do crime foi um indivíduo que estava a pé. Ele teria seguido seu alvo pela rua e, ao passar pelo local, efetuou os disparos a queima-roupa e fugiu em seguida. Imagens de câmeras de videomonitoramento na região serão analisadas pela Polícia Civil, na tentativa de identificar o autor.
Até o final do dia não havia informações sobre a identidade do homem morto – ele não portava documentos – ou outros detalhes. O caso está aos cuidados do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.
Essa não foi a primeira vez em que as aulas na Escola Loureiro da Silva são suspensas por causa de um crime desse tipo. No mesmo local (a calçada de um bar em frente à instituição), um homem de 30 anos e com antecedentes criminais foi assassinado com 40 tiros, na noite de 21 de março de 2017.
Smed se manifesta
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) se manifestou sobre o episódio, por meio de nota divulgada à imprensa, No texto, ressalta ter prestado suporte ao colégio através da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar. Ressalta, ainda que:
“(…) A pasta buscou apoio junto às equipes da Secretaria Municipal de Segurança, que se deslocaram para o local e, através da Guarda Civil Metropolitana, prestou apoio aos funcionários da escola, ao deixarem o prédio. As aulas na unidade estão suspensas no dia de hoje.”
(Marcello Campos)