Sexta-feira, 09 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 8 de janeiro de 2026
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) é a empresa pública federal mais bem avaliada do País no setor da saúde em ranking que analisou 48 estatais brasileiras. Trata-se, também, da única da área a alcançar nível de excelência – status concedido nos três eixos do Indicador de Governança e Políticas Públicas (IG Sest), da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais.
Nesse aspecto, os resultados foram 93% em Governança Corporativa, 100% em Políticas Públicas e 82% em Boas Práticas e Inovação. O Clínicas é vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
De acordo com o diretor presidente do HCPA, Brasil Silva Neto, o reconhecimento reforça o compromisso institucional com a gestão qualificada e o uso responsável dos recursos públicos:
“Depois de sermos considerados o melhor hospital público da América Latina e de termos recebido, mais uma vez, o selo da Joint Commission International, encerramos 2025 com mais um importante reconhecimento”.
Ainda conforme o dirigente, o resultado “demonstra o comprometimento da instituição com a qualidade da Gestão e Governança e responsabilidade com os recursos públicos investidos, o que retorna em qualidade para os pacientes que utilizam nossos serviços e os que fazem ou aprimoram a sua formação acadêmica aqui”.
O ranking tem por objetivo estimular práticas modernas de governança corporativa, promover o alinhamento das empresas estatais às políticas públicas nacionais e incentivar a inovação e o compartilhamento de boas práticas. A escala de avaliação é composta pelos níveis inicial, básico, intermediário, avançado e excelência.
– No nível de excelência, alcançado pelo HCPA, a organização passa a ser referência em governança corporativa, com forte cultura de ética, transparência e prestação de contas.
– No eixo de políticas públicas, a instituição se destaca pela atuação proativa e inovadora, contribuindo para a formulação de políticas e para a geração de impacto positivo e sustentável na sociedade.
– Em boas práticas e inovação, o hospital é reconhecido como referência no setor, com cultura de inovação consolidada, adoção de tecnologias de ponta e desenvolvimento de soluções com impacto significativo.
Manutenção de equipamento
Até o dia 29 de janeiro, o centro obstétrico e a unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal do HCPA funcionam com atendimento restrito. A medida – deflagrada nesta semana – se deve a serviço de higienização periódica do sistema de ar-condicionado, uma exigência da Vigilância Sanitária para reduzir a circulação de partículas nocivas no ambiente, contribuindo assim para maior segurança de pacientes e funcionários.
A rede de urgência e emergência da capital gaúcha está mobilizada para apoiar eventuais transferências de pacientes, acolher casos encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e absorver eventuais aumentos de demanda. Cada situação será analisada individualmente.
Um plano de contingência foi definido de forma conjunta pelas secretarias municipal e estadual de saúde para garantir a continuidade dos serviços, fundamentais na capital gaúcha e cidades vizinhas. Para isso, requisitou-se a colaboração de outras instituições.
De acordo com a direção do HSL, a escolha do período de restrição levou em conta a menor demanda por atendimentos nessa época do ano. “Agradecemos a compreensão da comunidade”, acrescenta. Em caso de dúvida, recomenda-se o acesso ao portal hcpa.edu.br. Outra opção é consultar o site prefeitura.poa.br/sms.
(Marcello Campos)