Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Hospital de Criança Conceição, em Porto Alegre, restringe atendimentos de emergência durante 24 horas nesta semana

Das 13h desta quinta-feira (15) às 13h do dia seguinte, apenas casos com risco de morte serão atendidos pelo setor de emergência do Hospital da Criança Conceição (HCC), na Zona Norte de Porto Alegre. A medida foi comunicada oficialmente pela prefeitura e tem como motivo a limpeza programada dos dutos de ar-condicionado.

Os casos considerados como sem maior gravidade serão e encaminhados a outros serviços de saúde da rede municipal. A higienização do sistema é um procedimento periódico e que atende a normas da Vigilância Sanitária para reduzir a circulação de partículas e micro-organismos no ambiente, contribuindo assim para maior segurança de pacientes e funcionários.

Pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC), a instituição está localizada na rua Álvares Cabral nº 653 (bairro Cristo Redentor). Trata-se do único hospital geral pediátrico do Rio Grande do Sul – seus mais de 200 leitos respondem pela maioria das internações do Estado na faixa de zero a 13 anos.

No HCC são oferecidas internação comum, UTI neonatal e pediátrica, com a característica de a mãe poder acompanhar o filho dentro do hospital, para suporte emocional ao tratamento. É destaque também em cirurgias pediátricas, com plantão 24 horas.

Oferece um Serviço de Onco-hematologia que é modelo no atendimento a crianças com câncer e com doenças do sangue, como leucemia e anemia falciforme. O local conta também com pedagogas para recreação e aprendizagem. Anualmente, o serviço realiza cerca de 6 mil consultas, 400 internações e 2,8 mil quimioterapias. Os detalhes estão em ghc.com.br.

Hospital de Clínicas

Até o dia 29, o Centro Obstétrico e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) também tem seus atendimentos restritos. A limitação é igualmente causada pela limpeza do sistema de ar-condicionado. Em caso de dúvida sobre esse ou outros temas, pode ser acessado o portal hcpa.edu.br.

HPS precisa de sangue

Com estoque de sangue em nível crítico, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre reforça o pedido de doações. O voluntário deve realizar agendamento pelo telefone/whatsapp (51) 3289-7658, mesmo canal no qual podem ser tiradas dúvidas e solicitados esclarecimentos.

Isso possibilita que o atendimento seja realizado no horário agendado, sem que a pessoa precise aguardar. O comparecimento é possível de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, no segundo andar da instituição (avenida Venâncio Aires nº 1.116, bairro Bom Fim).

Para colaborar é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter de 16 a 69 anos (menores de 18 precisam de autorização de responsável), ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas e não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue, bem como não ser usuário de drogas injetáveis. Outra exigência é respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Minha Casa, Minha Vida 2026: confira os critérios de prioridade na seleção das famílias em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play