Quarta-feira, 02 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 19 de setembro de 2022
O autor de muitas letras de músicas do Pop Rock gaúcho da década de 80, 90 e 2000, e algumas do Pop Rock nacional, decidiu partir para a literatura e lançar, no dia 29 de setembro, o livro de poesias “Algumas Letras”. Com 60 páginas, a obra traz outras letras e poemas escritos em tempos variados.
Hoje com 57 anos, o engenheiro civil e perito de engenharia Hugo Karnas reúne, em uma coletânea, letras de músicas e poemas que escreveu ao longo de sua vida. “É um livro de poesias fora dos padrões tradicionais. Algumas são mais extensas, quase um conto, outras mais curtas e poucas bem curtas”, explica o autor, ao acrescentar que aborda em seus versos diversos temas, como a existência humana, o amor, fatos atuais e da história.
Muitas de suas letras tornaram-se músicas de grandes bandas brasileiras e são conhecidas nacionalmente. De algumas ele guarda os textos originais que poderiam comprovar sua autoria. Mas Karnas não pensa em buscar seus direitos autorais. Não é sua prioridade, visto que nas décadas de 1980 e 1990 cedeu as letras das músicas para diversas bandas com que costumava dividir o palco em shows.
A ideia do livro é provocar algumas reflexões sobre uma série de questões do nosso cotidiano. Até mesmo a pandemia recebeu sua atenção, com o poema Vírus e Bactérias, onde diz: “A verdadeira limpeza…vem de dentro para fora! Se não podes agora…lave bem então, pelo menos água e sabão”. Ou no poema Viver I: “É nascer pelo começo, morrer pelo avesso, ganhar o que não tem preço”.