Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 20 de julho de 2023
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável por pesquisas como o Censo e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), concentra a maior parte das 2,4 mil novas vagas em concursos públicos anunciadas nesta semana pelo governo federal.
Com todas 2.480 vagas anunciadas nesta terça-feira (18), são, ao todo, 8.360 vagas abertas em 2023. Os salários podem variar de R$ 6 mil a R$ 21 mil.
Serão 895 vagas apenas para o IBGE, divulgou o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
De acordo com a ministra Esther Dweck, cada órgão vai lançar editais específicos. Após a autorização dos concursos, os órgãos têm o prazo de até seis meses para publicar o edital e informar o início das provas.
O IBGE afirmou que a abertura do concurso público com 895 vagas, anunciada pelo governo federal, será “essencial” para a garantia do seu plano de trabalho regular.
Segundo o órgão, as oportunidades devem envolver profissionais de “várias áreas”, incluindo estatísticos, demógrafos, economistas, sociólogos, geógrafos, especialistas em tecnologia da
Em outro comunicado após o anúncio desta terça, o instituto disse que, assim que a publicação da autorização das vagas for efetivada pelo governo, com a distribuição dos cargos, fará a definição dessas vagas por área de conhecimento e por localidade.
O IBGE informou ainda que seu Comitê de Concurso Público teve, na segunda-feira (17), a primeira reunião. O comitê é responsável por propor áreas de conhecimento, conteúdos programáticos, pontuação em titulação, entre outros. A decisão final sobre os temas cabe ao Conselho Diretor do IBGE.
De acordo com o órgão, a empresa organizadora do concurso será contratada, por meio de licitação para fechar sua versão final de edital e cronograma após essas etapas.
Em dezembro de 2022, o IBGE tinha 4.009 funcionários efetivos, número 42,5% menor do que o registrado no mesmo período de 2019.
Em maio, o governo federal autorizou a contratação temporária 8.141 profissionais para atividades relacionadas ao Censo Demográfico 2022 e à coleta de pesquisas do IBGE. Os contratos são por um prazo de um ano, podendo ser prorrogado, conforme necessidade de conclusão das atividades.
— ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico): 40
— ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil): 70
— ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações): 50
— ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica): 40
— ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar): 35
— ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários): 30
— ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres): 50
— ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): 50
— BACEN (Banco Central do Brasil): 100
— CVM (Comissão de Valores Mobiliários): 60
— IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): 895
— IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada): 80
— MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços): 50
— MF (Ministério da Fazenda): 40
— MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos): 40.