Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Ibovespa encosta nos 137 mil pontos e tem novo recorde; dólar encerra em alta

O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, fechou em alta, encostou nos 137 mil pontos e atingiu um novo recorde nesta segunda-feira (26). O dólar também subiu. A alta nos papéis da Petrobras impulsionou o movimento, pois a empresa é uma de maior peso no Ibovespa, e acompanhou o aumento do preço do petróleo no mercado internacional, em meio à escalada das tensões no Oriente Médio neste fim de semana.

No domingo (25), Israel declarou emergência e lançou ataques ao sul do Líbano após identificar uma ofensiva do grupo terrorista Hezbollah. Como a região é a mais importante produtora de petróleo do mundo, a commodity começou a semana com altas de quase 3%. Em meio ao cenário de cautela, o mercado segue otimista com a possível queda nos juros dos Estados Unidos. Na sexta-feira (23), o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, disse que “chegou a hora de ajustar a política (monetária)”.

A afirmação foi interpretada pelos investidores como um sinal claro de que a instituição vai iniciar um corte em suas taxas no próximo mês. Já no cenário interno, expectativa para a indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central do Brasil (BC). Cotado ao cargo, ele estava em evento em Teresina (PI) nesta segunda quando foi chamado a Brasília pelo presidente Lula para ficar de “sobreaviso” em caso de indicação oficial.

Dólar
O dólar subiu 0,23%, cotado a R$ 5,4922. Com o resultado, acumulou: recuo de 2,86% no mês; r alta de 13,18% no ano. Na última sexta-feira, a moeda americana teve baixa de 1,97%, cotada em R$ 5,4794.

Ibovespa
Já o Ibovespa subiu 0,94%, aos 136.889 pontos, e renovou seu recorde histórico de pontuação, que até então era de 136.464, na última quarta-feira (21). Na máxima desta segunda-feira, o índice chegou a 137.013 pontos.

A Petrobras disparou mais de 7%. Além da alta do preço do petróleo, as ações da empresa também ganharam força nesta segunda após a decisão do Morgan Stanley de elevar a recomendação de “neutra” para “compra” dos recibos de ação (ADRs) da companhia negociados na Bolsa de Nova York (Nyse). Com o resultado, o Ibovespa acumulou: alta de 7,24% no mês; e ganhos de 2,01% no ano. Na sexta, o Ibovespa fechou em alta de 0,32%, aos 135.608 pontos.

Os mercados
No domingo (25), Israel declarou emergência e lançou ataques ao sul do Líbano após identificar uma ofensiva do grupo terrorista Hezbollah. Como a região é a mais importante produtora de petróleo do mundo, a commodity começou a semana com altas de quase 3%.

Quando tensões ocorrem em regiões que produzem e exportam o petróleo, os preços sobem pelo temor de que possa faltar produto. A alta beneficia empresas exportadoras, como a Petrobras. O problema é que essa commodity é a principal fonte de energia do mundo e serve como matéria-prima para combustíveis da maioria dos meios de transporte.

Então, altas no preço por um longo tempo, caso as tensões no Oriente Médio continuem crescendo, podem impactar a inflação, com reflexos nos transportes — que ficam mais caros — e por toda a cadeia produtiva. Apesar da troca de ataques intensos, como mostra o blog da Sandra Cohen, os dois lados calibram suas reações para evitar uma escalada maior do conflito. Ainda assim, o mercado opera com certa cautela.

O viés positivo, por outro lado, segue vindo do Fed, nos Estados Unidos, após o discurso de Jerome Powell no Simpósio de Jackson Hole na sexta, afirmando que “chegou a hora” de cortar os juros.

“Faremos tudo o que pudermos para apoiar um mercado de trabalho forte, ao passo em que progredimos mais em direção à estabilidade de preços”, disse Powell, que também garantiu que a instituição “não busca e nem recebeu bem uma desaceleração nas condições do mercado de trabalho”.

Os juros americanos estão no maior patamar em mais de 20 anos, entre 5,25% e 5,50% ao ano. E havia expectativa desde o início do ano para o momento em que o Fed fosse iniciar o ciclo de redução das taxas.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Supremo suspende julgamento de recursos para garantir revisão da vida toda
Supremo terá audiência com ministros de Lula para discutir as queimadas no País
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play