Sábado, 18 de maio de 2024

Imagine ter em casa uma máquina capaz de processar bilhões de dados por segundo; entenda o que é um supercomputador

Imagine ter em casa uma máquina capaz de processar bilhões de dados por segundo. Essa não é uma tarefa fácil, já que os supercomputadores, como são chamados, custam milhões e têm usos específicos em algumas áreas da indústria. Confira a seguir o que é um supercomputador e quais suas principais características.

Um supercomputador é um computador com desempenho extremamente alto. A velocidade de processamento dessa máquina supera em bilhões (às vezes trilhões) a de um computador comum.

Toda a potência gerada é medida em operações de ponto flutuante por segundo (FLOPS). Os modelos atuais entregam milhares de processadores que, aliados a uma quantidade absurda de RAM, podem realizar bilhões ou trilhões de cálculos/computações por segundo – alguns oferecem até cem quatrilhões de FLOPS.

Quais os usos de um supercomputador?

Normalmente, os supercomputadores são usados para fins científicos e de engenharia, como na mecânica quântica, previsão do tempo, exploração de petróleo e gás, modelagem molecular, simulações físicas, aerodinâmica, pesquisa de fusão nuclear e criptoanálise.

Qual o sistema operacional de um supercomputador?

Os primeiros modelos, criados na década de 60, tinham um sistema operacional próprio feito sob medida para aumentar sua velocidade. Nos últimos anos, essa estratégia mudou e a maioria adotou o SUSE Enterprise Linux Server.

Mesmo assim, cada fabricante continua realizando as otimizações necessárias no software para que, aliado ao hardware potente, o máximo de desempenho seja extraído.

Como um supercomputador é montado?

Um supercomputador pode ser montado de duas formas. A primeira delas consiste em diversas máquinas conectadas na mesma rede para solucionar um problema, seja usando todo o hardware disponível ou só uma porcentagem dele. Cada ponto nessa conexão recebe uma parte da tarefa e, juntos, são capazes de completá-la.

Outra forma de montagem é reunir diversos processadores no mesmo espaço físico, fazendo com que eles trabalhem juntos e obtenham resultados mais satisfatórios e menos custosos, tanto do ponto de vista financeiro quanto do tempo necessário para processar os dados solicitados. Esse tem sido o método mais comum na atualidade.

Pronto, agora você já sabe o que é um supercomputador.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Novos testes genéticos livram pacientes com câncer da quimioterapia
Aposta do ator Leonardo DiCaprio, carne cultivada em laboratório é alvo dos maiores investidores do mundo
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play